Seminário debate o uso de novas tecnologias na Educação

Secretário Ronald destacou a necessidade de aliar as novas tecnologias na gestão escolar e na elaboração de práticas pedagógicas - Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (11), o Seminário de Educação Básica: "Educação e Tecnologia: o que a educação tem a ver isto? ”. O encontro, ocorrido na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), teve o objetivo de proporcionar espaços de discussão sobre o avanço das práticas pedagógicas com suporte das tecnologias da informação e comunicação digital. Além disso, foram debatidos, entre outros assuntos, o sistema de gestão escolar elaborado pela Seduc e o diário de classe on-line produzido pela empresa Cortex.

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, avaliou sobre a necessidade de aliar as novas tecnologias na gestão escolar e na elaboração de práticas pedagógicas. Ele ressaltou ainda que é fundamental que a nova gestão, que inicia a partir de 2019, dê continuidade aos trabalhos que estão sendo realizados. “Este é o grande desafio para a educação gaúcha. Espero que estes elementos embrionários de qualificação do suporte tecnológico das escolas sigam adiante”, destacou.

O diretor do Departamento de Logística da Seduc, Paulo Rezende, elogiou o secretário Ronald Krummenauer pelo olhar tecnológico da gestão pública e pelo aperfeiçoamento da comunicação digital na Secretaria. “Hoje a Tecnologia da Informação funciona de forma integrada entre todos os setores da Seduc. Isso nos permitiu avançar e trabalhar com o desenvolvimento de plataformas importantes como o Cortex e o curso de robótica”, explicou.

A diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, lembrou que uma das competências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que também está no Referencial Curricular Gaúcho, é a comunicação digital. “ A educação não é um fim em si mesma, ela precisa perpassar por outros elementos que inovem a prática pedagógica”, analisou.

O coordenador da Comissão de Educação e Cultura da Famurs, Itamar Baptista Chagas, saudou o público e ressaltou a importância do seu trabalho desempenhado na Seduc, quando era diretor do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM). “Agradeço a presença dos meus queridos ex-colegas de Seduc e quero dizer que tudo aquilo que eu aprendi sobre a aproximação das políticas públicas com os municípios foi no período em que estive à frente do cargo de diretor do DAM”, disse.

Vídeo com Audiodescrição

Na abertura do evento, a assessora da Divisão de Educação Especial da Seduc, Márcia Garcia, fez a audiodescrição de um vídeo de conscientização sobre o respeito às pessoas com deficiência. Na ocasião, o público colocou uma venda nos olhos para aproveitar o máximo da atividade adaptada.

Presenças

Ainda estiveram presentes a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico, Raquel Padilha; o sócio fundador da empresa Córtex, Richard Rigobert; o analista da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Diônifer Alan da Silveira; além de diretores de escolas e representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Confira mais fotos