Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudantes de Uruguaiana recebem premiação do programa Geração Consciente

Publicação:

Estudantes de Uruguaiana recebem premiação do programa Geração Consciente
Estudantes de Uruguaiana recebem premiação do programa Geração Consciente
Por João Flores da Cunha

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Embaixador João Baptista Lusardo, de Uruguaiana, receberam a premiação por conta de sua participação no Geração Consciente, programa que visa reduzir os índices de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre a população jovem. A escola, na região de atuação da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, ficou em 3º lugar na competição promovida pelo projeto do governo do Estado.

O Geração Consciente é um jogo cultural e educativo entre escolas do Rio Grande do Sul, desenvolvido para oferecer recursos para a promoção da saúde dos adolescentes. O objetivo é levar informação e educação sobre temáticas como aprendizagem socioemocional, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, diversidade, estigma e discriminação, violência e bullying.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), Programa RS Seguro e com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Participaram do programa escolas dos 18 municípios que fazem parte do RS Seguro, tendo em vista os indicadores de violência e vulnerabilidade social (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão) e outros três municípios prioritários para o engajamento na aceleração à resposta ao HIV (Alegrete, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana), totalizando 288 escolas, alcançando 900 professores e 29 mil alunos do 8ª Ano do Ensino Fundamental ao 1ª Ano do Ensino Médio.

Em Uruguaiana, o programa mobilizou 28 escolas inscritas (11 municipais e 17 estaduais). Foram 2,3 mil estudantes e 84 educadores, profissionais da saúde e universitários envolvidos no programa a nível municipal. O projeto foi implementado na cidade pela 10ª CRE, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A EEEM Embaixador João Baptista Lusardo recebeu R$ 1.000 para financiar um plano de trabalho associado ao programa. Os adolescentes participantes ganharam um almoço de confraternização em um restaurante da cidade, e as professoras envolvidas no projeto também receberam um prêmio.

Secretaria da Educação