Seduc realiza sensibilização com diretores sobre o Ensino Médio em Tempo Integral
Encontro apresentou benefícios do modelo; paralelamente, coordenadores regionais planejaram 2º semestre
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Com o objetivo de apresentar o funcionamento e os benefícios do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (14), na Universidade Feevale, um encontro de sensibilização que reuniu cerca de 290 diretores de escolas da rede estadual com potencial para adotar o modelo a partir de 2026. Conduzida por lideranças da Seduc, a programação contou com a participação da secretária da Educação, Raquel Teixeira, e da secretária adjunta, Stefanie Eskereski, que dialogaram com os gestores e esclareceram dúvidas sobre a proposta.
As escolas participantes foram identificadas por meio de análise técnica da capacidade de atendimento. A partir desse levantamento, os gestores foram convidados a conhecer de perto o funcionamento do EMTI, seus benefícios e as transformações que o modelo traz para a comunidade escolar. Durante a programação, os diretores participaram de rodas de conversas com informações sobre organização curricular, papel central do Projeto de Vida do estudante, metodologias de êxito do tempo integral, protagonismo estudantil e resultados obtidos por escolas já adeptas do formato.
O encontro marcou uma nova etapa no plano de expansão do EMTI pela rede estadual. O objetivo é alcançar 50% das escolas de Ensino Médio com jornada estendida até 2026 — atualmente, a rede conta com 303 unidades neste formato. O modelo oferece jornada de 35 ou 45 horas semanais e combina formação acadêmica de excelência com desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de práticas inovadoras como eletivas, clubes juvenis, mentoria, estudo orientado, acolhimento diário e, agora, cursos técnicos.
Benefícios comprovados
Ao destacar o impacto positivo da modalidade, a secretária da Educação, Raquel Teixeira, ressaltou os ganhos para os estudantes e para a sociedade. “Pesquisas mostram que um jovem que conclui o ensino médio em tempo integral tem 17% mais chance de ingressar na universidade e, no caso das meninas, 8% mais possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Além disso, o salário médio é maior, gerando o que chamamos de ganho social: para cada R$1 investido, o retorno é seis vezes maior em benefício para toda a sociedade. É uma mudança de hábito e de cultura que, quando se consolida, se revela o melhor caminho para a formação e a vida profissional”, destacou a secretária.
Dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul - SAERS 2023 - reforçam que estudantes em tempo integral da rede estadual tiveram desempenho médio 30 pontos acima dos demais. O formato também contribui para reduzir a evasão, ampliar as chances de ingresso no Ensino Superior e aumentar a empregabilidade.
A secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, destacou o impacto da proposta. “A educação integral amplia o tempo de convívio, garante mais segurança e permite desenvolver plenamente as competências dos estudantes. É um modelo que faz sentido e tem impacto especial nas comunidades mais vulneráveis”, ressaltou.
A experiência de quem vive o EMTI
A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, Karen Soares, enfatizou o papel do protagonismo juvenil. “Nós estamos focados na excelência acadêmica e no protagonismo juvenil. As lideranças de turma, os presidentes de clube e os jovens protagonistas — grupo responsável pelo acolhimento no início do ano, tanto para os colegas quanto para os professores — mostram que existem muitas formas de receber bem e de fazer parte da escola”, destacou.
Para a estudante Isadora Silva da Rosa, da Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, em Viamão (28ª CRE), a experiência é transformadora. “O evento está sendo muito importante porque estamos conhecendo a realidade de outras escolas. Os diretores contam suas experiências e, como estudantes, podemos relatar a nossa visão. É maravilhoso porque estão nos escutando! O Tempo Integral fez uma diferença enorme nos meus estudos e ajudou a colocar o RS entre os melhores no Enem. Graças ao EMTI, consegui explorar meu potencial e decidir a faculdade que quero cursar”, disse.
A chefe da Divisão de Educação Integral em Tempo Integral da Seduc, Isabela Vieira, explicou o objetivo do encontro e o processo de adesão. “Este é um momento de sensibilização para que as escolas entendam como funciona o modelo pedagógico e de gestão do tempo integral e esclareçam dúvidas sobre a implementação. Além disso, a partir do ano que vem teremos mudanças importantes, como a oferta de cursos técnicos em todas as escolas de tempo integral. Estamos com inscrições abertas até 21 de agosto para a manifestação de interesse, mas a adesão só se confirma após a consulta à comunidade escolar, em etapa posterior. Apenas as escolas em que houver aprovação da comunidade seguirão no processo, com a lista final sendo divulgada em 24 de setembro para implementação em 2026”, esclareceu.
Para manifestar o interesse na adesão ao modelo, o processo é simples: basta acessar o Portal da Educação, clicar no banner da expansão ou buscar pelo Seduc Forms – Manifestação de Interesse na Adesão ao Ensino Médio em Tempo Integral, preencher e enviar o formulário. Qualquer escola que ofereça ensino médio regular pode participar do processo.
Planejamento estratégico das CREs para o segundo semestre
Paralelamente à sensibilização do EMTI, os coordenadores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) participaram de uma oficina conduzida pelo Centro de Práticas e Resultados Educacionais (CENPRE). O objetivo foi construir, de forma colaborativa, o planejamento de ações até o fim do ano, alinhado às prioridades definidas anteriormente.
A coordenadora do Núcleo de Governança da Educação, Gabriela da Costa, destacou a importância do alinhamento estratégico. “Este é um momento de alinhamento. A partir das prioridades definidas ontem no seminário, os coordenadores regionais estão elaborando seus planejamentos para o segundo semestre, com foco em ações que cheguem até as escolas. Nossas diretrizes incluem a execução dos estudos de aprendizagem contínua, a mobilização para o SAEB, a expansão da EJA e o uso dos cadernos e formações do programa Aprende Mais”, declarou.