Governo do Estado abre inscrições para 131 bolsas do Programa Mais Professores para qualificação de docentes
Os bolsistas receberão um auxílio mensal de R$ 2,1 mil para participar de curso de especialização durante dois anos
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), publicou na quarta-feira (28/01), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital que selecionará os bolsistas da Rede Estadual para o Programa Mais Professores para o Brasil. Ao todo, serão oferecidas 131 vagas distribuídas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em articulação com a Seduc, prevê um auxílio mensal de R$ 2,1 mil para os professores selecionados. Os valores serão pagos com recursos federais, durante o período de até 24 meses, sem possibilidade de prorrogação.
O recebimento da bolsa também está condicionado à participação em um curso de especialização que será realizado na modalidade de Educação à Distância (EaD), com carga horária de 360 horas. A inscrição é online, preenchendo um formulário. Para ter acesso, os professores devem entrar com o e-mail @educar que já disponibilizado pela Seduc.
O público-alvo do processo seletivo são os professores ingressantes, ou seja, aqueles concursados que ainda estão em estágio probatório ou os contratados temporariamente com, no máximo, até 3 anos de vínculo com a Rede Estadual. Dessa forma, um dos objetivos é valorizar quem está iniciando na profissão e, assim, incentivar a permanência do professor na sala de aula em regiões com carências.
Lista de vagas disponíveis
Conforme o Anexo I do edital, as vagas estão distribuídas entre as escolas e componentes curriculares dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Somente os professores que atuam nas escolas estaduais elegíveis podem se candidatar ao programa.
- Vagas para professores do Ensino Fundamental - Anos Finais
- Arte - 3
- Ciências - 10
- Geografia - 3
- História - 3
- L. E. M. Língua Inglesa - 3
- Língua Portuguesa - 20
- Matemática - 20
- Vagas para professores do Ensino Médio
- Biologia - 5
- Educação Física - 3
- Física - 5
- Geografia - 5
- História - 5
- L. E. M. Língua Inglesa - 3
- Língua Portuguesa - 20
- Matemática - 20
- Química - 3
Inscrições e cronograma
Para se candidatar, o professor precisa preencher todos os campos da ficha de inscrição, atender aos critérios previstos no edital e estar em regência de classe no componente curricular de ingresso em uma das escolas elegíveis do programa.
Aos professores selecionados, também será preciso assinar um termo de compromisso com a Capes, manter o vínculo funcional com a escola participante durante todos os meses de vigência da bolsa e ter um bom desempenho e frequência no curso de especialização.
As inscrições estão abertas até às 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2026. A seleção será feita em uma única etapa classificatória, observando os critérios objetivos com base na análise das informações dos candidatos. Porém, a classificação não garante automaticamente a matrícula no curso de especialização ou o pagamento bolsa.
Após a seleção, os nomes dos 131 professores selecionados serão encaminhados ao MEC e à Capes. São esses os órgãos responsáveis pela análise final, pela matrícula no curso e pela concessão da bolsa.
O resultado preliminar será divulgado no dia 6 de fevereiro. Os candidatos que não concordarem com a classificação poderão interpor recursos entre os dias 9 e 10 de fevereiro. A publicação do resultado final ocorrerá no dia 13 de fevereiro.
O programa
A Bolsa Mais Professores faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, que busca fortalecer a formação docente, atraindo e incentivando novos profissionais para atuarem na rede pública. Para isso, o programa oferece auxílios financeiros e oportunidades de atualização, reforçando o ingresso e a permanência de professores na educação básica.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom