Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Governo reúne mais de mil diretores de ensino médio da Rede Estadual em evento de alinhamento para o 2º semestre de 2025

Objetivo é fortalecer papel de liderança dos diretores e debater estratégias de recomposição da aprendizagem, entre outros temas

Publicação:

Auditório lotado com centenas de pessoas sentadas, todas voltadas para o palco, assistindo atentamente a uma apresentação. A iluminação foca no público da frente, e muitos usam crachás, indicando participação no Seminário da Secretaria da Educação.
Diretores e gestores de ensino médio da Rede Estadual lotam Teatro Feevale em encontro da Secretaria Estadual da Educação - Foto: Cainan Silva | ASCOM Seduc

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza, nesta quarta-feira (13/8), o Seminário Líderes Transformadores, encontro estratégico com mais de mil diretores de ensino médio da Rede Estadual. O encontro, que ocorre das 9h às 17h no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, busca o fortalecimento do papel de liderança dos diretores e debate temas como a governança da educação e estratégias de recomposição da aprendizagem dos estudantes.

Pessoa no palco com microfone, apresentando slide sobre valores da educação: equidade, resiliência, colaboração, entre outros.Secretária Raquel Teixeira fala para equipes diretivas em encontro estratégico da educação no Teatro Feevale - Foto: Cainan Silva/Seduc

Participam do seminário especialistas nacionais na área da educação, como Mila Molina, Gustavo Borba e Ricardo Henriques. O escritor e poeta Fabrício Carpinejar, autor de mais de 52 livros publicados, também falará aos participantes. 

A Secretaria da Educação abordará também durante o evento ações de mobilização para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorrem durante o mês de outubro em todo o país. Posicionar o ensino público gaúcho entre os três melhores do país, no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), é um dos objetivos da Agenda da Educação 2025-2035, apresentada pelo governador Eduardo Leite em fevereiro deste ano.

Na educação, área tratada como prioridade por Leite, o compromisso do governo é com o futuro do estudante, do professor e da sociedade. O documento da Agenda estabelece diversas ações e metas para os próximos dez anos. 

Uma parte dos investimentos destinados à educação integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Secom e Ascom Seduc
Edição: Secom

Secretaria da Educação