Inscrições abertas para bolsas de formadores do programa Alfabetiza Tchê
As inscrições para formadores no âmbito municipal vão até 6 de agosto, e para o âmbito regional, até o dia 8 de agosto
Publicação:

Estão abertas as inscrições para bolsistas que desejarem atuar como formadores do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - Alfabetiza Tchê. As inscrições são destinadas aos âmbitos municipal e regional, conforme editais n° 008/2025 e n° 009/025. A bolsa oferece formação continuada a professores alfabetizadores, com valor mensal de R$ 600,00. As inscrições para formadores no âmbito municipal vão de 24 de julho até 6 de agosto, enquanto para o âmbito regional o prazo é de 28 de julho a 8 de agosto. Os formadores são responsáveis por atuarem como multiplicadores, trabalhando na capacitação dos professores da rede pública.
Para compor a equipe de formação regional do Alfabetiza Tchê, o candidato deve ter formação superior em Pedagogia ou Licenciatura em Letras, com especialização em Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e experiência comprovada na área, conforme requisitos do edital. A carga horária da bolsa é de 24 horas mensais. Estão abertas 12 vagas para essa modalidade.
Os requisitos para integrar a equipe de formação do Alfabetiza Tchê no âmbito municipal são: possuir ensino superior em Pedagogia ou Licenciatura em Letras, com conhecimento comprovado em alfabetização, e apresentar experiência na área, conforme requisitos do edital. A carga horária da bolsa é de 16 horas mensais de atividades. Estão abertas 280 vagas para bolsistas nessa modalidade.
A seleção dos candidatos será realizada através de análise de currículo, conforme critérios de pontuação presentes nos editais. A lista dos resultados preliminares será divulgada entre 18 e 20 de agosto no âmbito municipal, e entre 25 e 27 de agosto no âmbito regional. Os links para as inscrições se encontram nos editais, disponíveis em anexo ao final desta notícia.
O programa Alfabetiza Tchê tem como objetivo garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados na idade certa, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A seleção de bolsistas promove ações voltadas para a prática pedagógica dos professores que atuam com as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da rede pública gaúcha.
Clique aqui para acessar o edital para Formador Municipal (.pdf 492,22 KBytes)
Clique aqui para acessar o edital para Formador Regional (.pdf 333,04 KBytes)