Nelsi Müller defende a criação de três fundos distintos de financiamento da educação
Publicação:
Os poemas de Mário Quintana declamados por alunos da Escola Municipal Professor Matheus Grimm, de Dois Irmãos, abriram oficialmente nesta terça-feira, dia 9, o 18º Fórum dos Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul.
O evento, que ocorre no Salão de Eventos do Plaza São Rafael, se encerra amanhã, dia 10, e é uma promoção da Federação dos Municípios (Famurs) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS). Conforme as entidades promotoras do Fórum, o objetivo é, nestes dois dias, discutir os desafios da política educacional brasileira.
Para a secretária estadual da Educação, Nelsi Müller, que participou da abertura do encontro, o financiamento da educação é a principal preocupação dos gestores da área. Segundo ela, o Fundeb ? Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério ? que se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, deveria ser transformado em três fundos distintos, que atendessem separadamente os três níveis da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). ?Como, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), a responsabilidade pela Educação Infantil é dos municípios, pelo Ensino Médio é dos Estados e pelo Ensino Fundamental é de ambos, fica complicado administrar recursos para esses três níveis de ensino se eles ficarem concentradas em um fundo único?, explicou a secretária.