Saers é apresentado ao Inep/MEC
Publicação:

As linhas gerais do projeto de criação do Sistema de Avaliação Estadual da Educação no Rio Grande do Sul (Saers) foram apresentadas nesta terça-feira, 10 de julho, pela secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, ao diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Amaury Patrick Gremaud. O Saers foi elaborada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado (Undime/RS) e com o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (Sinepe/RS). A Seduc aguarda o parecer do Inep para implementação do projeto.
Durante o encontro, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, foram abordas questões operacionais, pedagógicas e de custeio. A intenção da Seduc é complementar o sistema de avaliação do Inep, articulando ações que possibilitem analisar de maneira mais precisa o desempenho dos estudantes. ?Não queremos que uma prova se sobreponha à outra. O objetivo é articular as avaliações visando o aproveitamento dos resultados para melhoria da qualidade na Educação?, explicou a secretária.
O Saers ? que já foi aplicado no formato piloto em redes municipais, em 2005 ? irá avaliar turmas de 2ª e 5ª séries do Ensino Fundamental de oito anos (ou 3° e 6° anos do Ensino Fundamental de nove anos) e, também, do 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma, o sistema não elimina a realização da Prova Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ambos realizados pelo Inep, nos quais participam alunos da 4ª e 8ª séries do Fundamental e do 3º ano do Médio.
Mariza Abreu ressaltou que, entre as razões que motivaram a criação do Saers, estão: a avaliação das escolas que não são alcançadas pelos exames do governo federal; a divulgação das provas após a aplicação - para que sirvam como ferramenta de análise de erros de aprendizagem; e a identificação dos conteúdos com a realidade dos estudantes gaúchos. ?Precisamos melhorar nossos parâmetros educacionais?, afirmou a secretária gaúcha.