Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira prestigia projetos de Arte dos alunos apenados da Escola Irmão Miguel Dario

Exposição “A Vida é Arte: Faça a Sua” conta com trabalhos artesanais de 33 alunos

Publicação:

f477e83f c822 44bc 9350 c5cc42ed3f93
Crédito: - Foto: Gustavo Peres
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, acompanhou, na tarde desta segunda-feira, 12 de dezembro, na Praça de Eventos da Seduc, a exposição “A Vida é Arte: Faça a Sua”. Com trabalhos artesanais de 33 alunos do regime semiaberto da Escola Estadual Irmão Miguel Dario, de Porto Alegre, o projeto interdisciplinar trouxe elementos de madeira, árvores, folhas, além de oficinas voltadas para a arteterapia, hortoterapia, educação para o campo, bolachas caseiras, pães, chimias, ervas medicinais, educação financeira e produções artísticas variadas, como escultura, pintura e música.

“Esta exposição é um presente para a Educação, pois trata-se de pessoas em situação de vulnerabilidade e que estão fragilizadas pelas circunstâncias da vida. Elas teriam todo motivo para estarem desanimadas e por meio da arte elas recuperaram a confiança. Fazendo jus ao nome da exposição, é exatamente isso que esses homens e mulheres estão fazendo: reconstruindo a sua vida através da arte, do seu talento, da sua sensibilidade, que vai servir com uma inserção na sociedade após este período de reclusão”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Conforme o diretor da instituição de ensino, Nathanael Guimarães Fauth, o projeto de Arte nasceu da necessidade de dar voz às pessoas que não sabiam escrever.

“Nosso objetivo é mostrar para o mundo que existem pessoas sensíveis no sistema prisional, que estão realmente interessadas em cumprir as suas penas e retornar à sociedade e para a sua família totalmente regenerados, com uma outra visão de mundo, porque todos nós merecemos uma segunda oportunidade” explica.

Presenças

Além dos alunos que apresentaram seus projetos, estiveram presentes o diretor do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, Gilberto Júnior Rodrigues de Souza; e a delegada Penitenciária da 10ª Região, Patrícia Picolotto.

Secretaria da Educação