Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Região de São Leopoldo realiza capacitação para professores da EJA

Encontro ocorreu nesta quinta-feira (22) em São Leopoldo

Publicação:

Professores participaram do Encontro de Formação Continuada
Professores participaram do Encontro de Formação Continuada nesta quinta-feira (22) - Foto: Assessoria de Imprensa - 2° CRE
Por Diego da Costa

Com o objetivo de reduzir a evasão escolar e garantir a permanência dos alunos em sala de aula, a 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu nesta quinta-feira (22) o Encontro de Formação Continuada para professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento que ocorreu no Centro Profissional Capacitar em São Leopoldo contou com a presença de representantes das 27 escolas da região que trabalham com a modalidade de ensino.

Segundo a coordenadora pedagógica da 2° CRE, Eliana Cardoso Vieira, o curso surgiu a partir do diagnóstico da redução do número de estudantes em relação ao número de matrículas disponibilizadas. “ Nos últimos anos nós tivemos uma redução significativa no nosso número de alunos da EJA. Nós queremos preparar melhor os nossos educadores para atuarem nesta modalidade e assim obter melhores resultados, tanto nas notas, como na presença dos jovens e adultos”, explica.

O projeto EJA está embasado na concepção do professor como um sujeito reflexivo. A prática pedagógica para este educador também deve ser considerada uma ação de construção do seu saber profissional. O objetivo é desenvolver competências e habilidades para planejar, diagnosticar as aprendizagens e avaliá-las, respeitando o aluno, seus ritmos de aprendizagem e as realidades socioculturais nas quais estão inseridos.

 

Inscrições e matrículas começam no dia 21 de julho

 A partir de 21 de julho, estarão abertas em todo o Rio Grande do Sul as inscrições e matrículas para ingresso na EJA. Interessados deverão se dirigir diretamente ao estabelecimento de ensino desejado e que disponha da modalidade até 28 de julho. O aluno deverá ter idade mínima de 15 e 18 anos, completados até o dia das matrículas, para participar dos cursos de ensino Fundamental e Médio, respectivamente.

Secretaria da Educação