35° CRE promove I Encontro da Cipave em São Borja

Encontro ocorre na próxima quinta-feira (19) no Salão de Eventos da Coordenadoria Regional de Educação

O evento conta com a participação de 35 escolas e 13.500 estudantes que compõe os sete municípios da região - Foto: 35° CRE/Divulgação Seduc

A 35° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promove na próxima quinta-feira (19), no seu Salão de Eventos, no município de São Borja, o I Encontro do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O evento conta com a participação de 35 escolas e 13.500 estudantes que compõe os municípios de São Borja, Garruchos, Santiago, Maçambará, Capão do Cipó, Unistalda e Itacurubi.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Educação tem o intuito de incentivar a cultura de paz nas escolas, prevenir a violência nas instituições de ensino da região e mobilizar a comunidade para intensificar as ações de combate aos comportamentos de risco.

De acordo com a coordenadora Estadual da Cipave, Luciane Manfro, é preciso parabenizar a iniciativa do encontro regional e incentivar trabalho dos professores e profissionais da educação que trabalham diariamente para modificar as situações de violência vivenciadas nas escolas. “Nossos adolescentes estão na época do ‘não dá nada’, mas nós estamos aqui para mostrar para eles que o ‘nada’ pode modificar a vida deles para sempre e para pior. A nossa tarefa é trabalhar para que isso não ocorra. Com certeza a região de São Borja só tem a ganhar com esta mobilização”, afirma.

Segundo a coordenadora da 35°CRE, Tânia Carpes, a ideia do encontro é mobilizar os alunos, os pais e os educadores. “Nós temos 35 escolas na região e todas já contam com a Cipave, mas nós queremos uma maior mobilização para que as ações ocorram com mais frequência. Temos uma série de parceiros que estarão presentes na programação e irão nos auxiliar muito neste debate”, explica.

I Encontro da Cipave em São Borja

8h30

Credenciamento

Exibição dos Vídeos

Concurso“ Tamo Junto com a Cipave” produzidos pelas escolas da 35ª CRE.

Abertura do evento.

9h10

Apresentação ao vivo do vídeo “Tamo Junto com a Cipave” produzido pelo CE Getúlio Vargas.

9h15

Palestra de abertura do evento:

“Apresentação da Cipave”

Palestrante: Profª Tania Carpes

9h45

Palestra sobre dados estatísticos de violência escolar registrados na Delegacia de Polícia Civil de São Borja

Palestrante: Dr. Marcos Ramos Viana - Delegado de Polícia Civil.

10h40

Palestra sobre dados estatísticos de atendimento à violência escolar em São

Borja registrados no 2º BPAF. Palestrante: Maj. Aníbal Menezes da Silveira

13h30

Apresentação ao vivo do vídeo “Tamo junto com a Cipave” produzido pela EEEF Tusnelda Lima Barbosa.

13h40

Palestra “Boas Práticas” envolvendo Cipave e Direitos Humanos desenvolvidas na EEEF Lucas Araújo de Oliveira—Santiago RS

Dinâmicas de Grupo -palestrantes: Prof.ª. Viviane Perufo, Carloto, Prof.ª Cinthia Lenon Bassan dos Santos e Prof.ª Rosane da Fátima Spetch.

16h15

Encerramento do evento pela coordenadora da 35ª CRE- Prof.ª Tania Carpes.