36ª CRE promove Formação Continuada para professores e aperfeiçoa trabalho das merendeiras

Ações reuniram profissionais de Educação da região de Ijuí

Professores receberam formação continuada
Professores receberam formação continuada - Foto: 36ª CRE/Seduc
Por Seduc

Com as presenças de professores dos 2º e 3º anos do ensino fundamental, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu este mês o 1º Encontro Presencial do Curso de Formação Continuada para os professores do Ciclo de Alfabetização. Ministrada pela assessora pedagógica Solange da Silva Moraes, uma palestra abordou como se dá a construção dos conceitos e a organização das situações de aprendizagem para que a criança desenvolva autonomia no processo de aprender.

Houve ainda visualização das atividades à distância disponíveis nos módulos 1 e 2 do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na sequência, o grupo de professores realizou reflexões sobre a avaliação educacional, destacando as características da avaliação externa e interna e a função diagnóstica das avaliações, na qual enfatizou-se a importância da análise dos resultados do Saers, no coletivo da escola para reorientação das práticas pedagógicas.

A assessora pedagógica Raquel Bortoli informou que o próximo módulo presencial está previsto para setembro, com a temática desenvolvendo a escrita a partir do gênero textual “História em Quadrinho” e sua aplicação com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Aperfeiçoamento

Dias depois, a Coordenadoria realizou a formação de merendeiras (agente educacional 1) para as 62 escolas de sua área de abrangência. O evento ocorreu no Auditório Rui Barbosa. Nutricionista do Hospital Bom Pastor, Cátia Trevisan abordou o tema Relacionamento Interpessoal e destacou os cuidados e o carinho na preparação dos alimentos. E o representante do núcleo de RH da 36ª CRE, José Perius, explicou a respeito das funcionalidades do Portal do Servidor e sobre o recadastramento dos servidores públicos estaduais.

Extensionista da Emater Regional de Ijuí, Izabel Vanessa Robaert de Souza falou sobre o tema Redução do Desperdício de Alimentos e a Importância do Agente Educacionais I. O evento contou também com a presença da aluna Camile Wisneski Schwede, da Escola Carlos Zimpel, que encantou os presentes com o som do violino.

Merendeiras compareceram ao Auditório Rui Barbosa
Merendeiras compareceram ao Auditório Rui Barbosa - Foto: 36ª CRE/Seduc

Na abertura do evento, o coordenador Cláudio da Cruz de Souza e a coordenadora adjunta Ana Maria Zasso Spencer salientaram a importância do aperfeiçoamento dos conhecimentos necessários à prática profissional dos Agentes Educacionais 1, que tem se tornado cada vez mais importante para o bom andamento do trabalho pedagógico no contexto escolar.