4ª CRE realiza três eventos em um único dia na UCS

Foram tratados temas ligados ao setor administrativo-financeiro e ao Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor

Evento ocorreu nas dependências da UCS
Evento ocorreu nas dependências da UCS - Foto: Ana Denise Rosa/4ª CRE
Por Seduc

A 4ª Coordenadoria Regional de Educação dividiu-se em três frentes, quinta-feira (19), nas dependências da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Na parte da manhã, a coordenadora do Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, Dinalva Barbosa Mendonça, falou aos 120 diretores das escolas de abrangência da CRE. Dinalva esclareceu diversos pontos do programa e respondeu às perguntas dos presentes. Além disso, fez um tour pela plataforma do programa, apresentando suas características.

A tarde foi destinada à realização de reunião administrativo-financeira – a coordenadora-adjunta da 4ª CRE, Eunice Marisa Cioatto, que possui amplo domínio das demandas do setor financeiro, deu orientações aos diretores e esclareceu dúvidas. Sempre norteando a sua fala para a necessidade de adaptação e das responsabilidades assumidas pelos responsáveis pelas prestações de contas das escolas, Eunice deu um tom didático e leve a um assunto normalmente tenso.  “Vim preparada para tortura”, brincou a diretora da escola José Generosi, Suzana Nilson de Barros. “Saio daqui mais leve”, conclui. O encontro teve continuidade com a assessora do Departamento Financeiro, Aline Sônego Heatinger, que também fez importantes esclarecimentos sobre o setor.

Aproveitando a presença dos diretores, a coordenadora do Departamento Pedagógico, Ivanete Rocha de Miranda, e a assessora pedagógica Stela Maris Paim Lemos Costa trouxeram esclarecimentos sobre a BNCC.

Assessora da Seduc, Dinalva Barbosa Mendonça palestrou no evento
Assessora da Seduc, Dinalva Barbosa Mendonça palestrou no evento - Foto: Ana Denise Rosa/4ª CRE

Em outra sala, ocorreu a 20ª Capacitação Regionalizada sobre o Programa Bolsa Família na Educação, sob a orientação da coordenadora estadual do programa, Carolina Miranda Messa. Nesta capacitação, foram tratados os temas Condicionalidades do Programa Bolsa Família na Educação, Ações Intersetoriais e Repasse do Recurso Calculado pelo IGD-M, abordando sobre os saldos dos municípios e sua execução.

A coordenadora da 4ª CRE, Janice Terezinha Zambarda Moraes, esteve presente o dia todo na UCS e se disse orgulhosa em estar próxima dos diretores das escolas. Segundo ela, esse contato é essencial para o bom andamento dos trabalhos.