Alunos de Santa Rosa desenvolvem Projeto Inovador

Recursos utilizados tornam a prótese mais barata que os atuais modelos disponíveis.

Alunos do curso receberam duas premiações e disputam prêmios internacionais em 2018 - Foto: Marlene de Oliveira/Escola Pedro Meinerz
Por Tayná Schultz

Alunos do Curso Técnico da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz, de Santa Rosa, iniciaram o ano letivo de 2018  colhendo frutos de um projeto que deu certo e teve repercussão nacional.

Eles criaram uma perna mecânica adaptável, de baixo custo e que melhor se adapta ao solo. Todos os anos, o curso convida os alunos a desenvolverem um projeto inovador, inédito e de baixo custo, acessível para a comunidade.

O projeto da perna mecânica foi criado na chamada “sala de invenções”. O estudante André Pacoff, do curso técnico em mecânica, foi a inspiração do projeto. Ele perdeu parte da perna em um acidente de trânsito há 15 anos e desde então, tem pensado em meios alternativos de voltar a andar e juntamente com Avelino Dietriech e Nelson de Oliveira Filho, transformou o problema numa solução que irá ajudar a outras pessoas.

Diferentemente dos modelos convencionais, testados por André, que são finalizados em madeira, a nova prótese confeccionada por fibra de carbono e inox, se adapta melhor ao solo e pode ser desenvolvida por um valor abaixo do encontrado no mercado, cerca de 1.700 reais.

Outros materiais estão em fase de testes para disponibilizar à pacientes do SUS
Outros materiais estão em fase de testes para disponibilizar à pacientes do SUS - Foto: Marlene de Oliveira/Escola Pedro Meinerz

O resultado do trabalho demorou um ano entre testes e já ganhou várias premiações. Com a ideia, o grupo foi campeão da Mostra Estadual de Educação Profissional, e segundo lugar na Feira Internacional de Encarnación, no Paraguai. E em 2018 os alunos receberam convite para participarem do Festival de Ciência Internacional de Edimburgo, na Escócia, a se realizar no período de 10 a 15 de abril. E no final do ano receberam credencial para feira no México.

Reconhecimento

A diretora da Escola, professora Elaine Deloss, parabenizou os alunos e agradeceu o reconhecimento que o curso e a escola têm recebido. A coordenadora do Curso Técnico, professora Marlene de Oliveira e a professora que acompanhou o desenvolvimento do projeto, Vania Brun, também agradeceram o empenho dos alunos. Para elas, a conquista é de toda a comunidade por acreditar em seus professores e, principalmente, no potencial de seus alunos.