Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Bate-Papo com Diretores: mais de 1,4 mil gestores escolares já foram ouvidos

Criado pela Seduc, projeto promove uma conversa do secretário Krummenauer com cada um dos mais de 2,5 mil diretores de escolas

Publicação:

Palestra em Pelotas lotou auditório da Escola Tiradentes
Palestra em Pelotas lotou auditório da Escola Tiradentes - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Mais da metade dos gestores de escolas estaduais do Rio Grande do Sul já participaram do Bate-Papo com os Diretores, evento criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que, além promover uma aproximação entre o órgão e os responsáveis pelos colégios gaúchos, desenvolve um panorama de como estão as entidades de ensino da rede.

Nesta semana, nas reuniões em Bagé e em Pelotas, representantes de quatro Coordenadorias Regionais de Educação foram ouvidos. O primeiro encontro, terça-feira (13), reuniu, além da CRE local (13ª), diretores de Santana do Livramento, em um total de 122 participantes. No dia seguinte, foram 168 gestores de ensino de Pelotas (5ª) e Rio Grande (18ª) a falar com o secretário estadual Ronald Krummenauer.

Krummenauer ouve um a um todos os diretores
Krummenauer ouve um a um todos os diretores - Foto: Renato Gava/Seduc

“Ainda estamos compilando os dados obtidos com os diretores, mas algumas situações ficam bem claras. Há uma série de problemas comuns a todas as escolas, o que torna necessário uma ação conjunta para que se possa atender a todas de forma mais produtiva”, disse o secretário. Durante as reuniões, os professores também podem fazer demandas por escrito, direto com o secretário ou com diretores de áreas estratégicas que também acompanham o projeto. “Todas as demandas serão respondidas pela área competente, esse é um dos compromissos da nossa viagem”, salientou.

Com as duas cidades, a equipe da Seduc completa sete visitas no projeto, que começou dia 1º de março em Ijuí e passou ainda por Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias e Uruguaiana – nas cinco primeiras, diretores de 16 CREs tiveram a chance de expor os principais problemas de suas escolas ao secretário e diretores de Logística, Administrativo, Planejamento, Recursos Humanos e Pedagógico, além de membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave).

Assim como em todas as etapas, na primeira parte dos encontros desta semana o secretário, com apoio de um filme de sete minutos, palestra a todos os participantes. Por cerca de 45 minutos, Krummenauer fala sobre os avanços da tecnologia e o impacto disso no mercado de trabalho – com ênfase para quem atua na área de educação. Em seguida, os participantes são divididos em grupos de até 50 pessoas. Em uma sala, o secretário conversa com cada um dos diretores, que contam os problemas de suas instituições, sugerem providências e mostram as soluções que adotaram. Enquanto isso, diretores da Seduc ficam à frente dos outros grupos e, além de explicar o funcionamento de suas pastas, escutam as demandas dos diretores de escolas. Depois de cerca de uma hora e meia, os diretores e os secretário vão trocando de sala, até que todos os representantes da Seduc tenham falado com todos os diretores de escolas.

Diretora adjunta do Planejamento, Neri Barcelos participa do Bate-Papo com os Diretores
Diretora adjunta do Planejamento, Neri Barcelos participa do Bate-Papo com os Diretores - Foto: Renato Gava/Seduc

“Essa iniciativa é fantástica, deveria ter começado antes e ocorrer mais vezes. Não tem jeito melhor de saber quais são os problemas reais de cada escola”, disse a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Duval, Rosane Huller, uma das 122 representantes de Pelotas que, junto com outras 46 de Rio Grande, lotaram as dependências da Escola Tiradentes, no Bairro Fragata, em Pelotas.

No total, já foram ouvidos mais de 1,4 mil gestores escolares. Até o meio de abril, Krummenauer falará com todos os 2.545 diretores de escolas do Rio Grande do Sul. A próxima etapa ocorre na semana que vem, em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que ao todo contará com a participação de 348 diretores.

 

Próximas etapas
21/3 – Santa Maria
22/3 – Santa Cruz do Sul
27/3 – São Leopoldo

 

Secretaria da Educação