Bate-Papo com os Diretores: quase 2 mil gestores de escolas já foram ouvidos pela Seduc

Em Taquara, secretário ouviu diretores na Escola Técnica Monteiro Lobato
Em Taquara, secretário ouviu diretores na Escola Técnica Monteiro Lobato - Foto: Renato Gava
Por Renato Gava

Quase dois mil diretores ouvidos em 27 dias. Essa é a marca que o Bate-Papo com os diretores atingiu nesta terça-feira (27), quando 170 diretores vinculados à 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foram ouvidos pelo secretário estadual Ronald Krummenauer. Criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento é uma inédita aproximação entre o órgão e os gestores escolares. O encontro ocorre na Escola Técnica Monteiro Lobato, o Cimol, em Taquara, uma das 38 cidades atendidas pela 2ª CRE. A ação ocorre nesta quarta-feira em Gravataí e vai reunir representantes de escolas da 28ª CRE.

O Bate-Papo em Taquara começou com uma apresentação da Orquestra de Câmara do Paranhana, que se apresentou por cerca de 30 minutos. Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo de sete minutos e a uma palestra de Krummenauer (cerca de 40 minutos), ambos mostrando os avanços da tecnologia e sua influência no mercado trabalho. "Não podemos preparar esses alunos que nasceram no século 21 para um mercado igual ao que enfrentamos. Tudo está avançando muito rápido, é preciso que tenhamos essa consciência", ressaltou Krummenauer.

A etapa foi a 10ª do Bate-Papo, que começou em Ijuí, no dia 1º, e desde então passou por Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul, Uruguaiana, Bagé, Pelotas, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Em cada uma delas, depois da palestra, os participantes, foram divididos em grupos (não mais de 45 pessoas) e, um a um, todos os gestores escolares falaram com Krummenauer e, também, com diretores de áreas estratégicas da Seduc. Na ação de ontem, participaram os diretores Rogério Leal (Administrativo), Daniela Baum (adjunta da Logística), Sonia Schneider (adjunta do Recursos Humanos) e Neri Barcelos (adjunta do Planejamento), além da coordenadora das Comissões Internas de Prevenção à Violência nas Escolas (Cipave), Luciane Manfro, e da assessora do Departamento Pedagógico, Sonia Lopes. Diretor das CREs, Carlos Norberto Fraga também participou da ação e ficará responsável pela compilação dos dados. "Estamos cruzando as informações para, entre outras coisas, ver quais são as demandas mais comuns e elaborar projetos. Além disso, os diretores puderam anotar as demandas pontuais de cada escola. Vamos responder a todas", assegurou Fraga. "A previsão é de que esses dados sejam totalizados até maio", completou.

Os diretores que participaram do evento em Taquara elogiaram a iniciativa. “Nos meus 28 anos de escola, jamais havia falado com um secretário de Educação. Foi uma iniciativa muito boa, pois os diretores se mostraram a escutar a demanda de cada um de nós. Nossa esperança é que com esse olhar que a secretaria está tendo algumas coisas possam ser solucionadas", disse a diretora Isabel Dier, do Instituto de Educação Olívia Jahm Hirt, de Igrejinha. Nesta quarta, o Bate-Papo prossegue na Região Metropolitana. OS 88 diretores de escolas vinculados à 28ª CRE serão ouvidos em Gravataí.

28/3 - Gravataí (28ª CRE)

2/4 - Osório (11ª CRE)

5, 6 e 9/4 - Porto Alegre