Bate-Papo com os Diretores: Seduc ouve os primeiros 500 gestores de escolas do RS

Ação finalizou as duas primeiras etapas, em Ijuí e Santa Rosa. Próximo encontro será dias 7 e 8, em Passo Fundo e Caxias do Sul

Abertura do evento ocorreu nesta sexta-feira (2), em Santa Rosa, no Auditório da Unijuí - Foto: Renato Gava
Por Renato Gava

A segunda etapa do projeto Bate-Papo com os Diretores reuniu 244 gestores de escolas em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, a 504km da Capital. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (2/3) no auditório da Unijuí - Campus Santa Rosa - e contou, na abertura, com apresentação de artistas locais. Em seguida, o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, palestrou por cerca de 45 minutos aos presentes. "Temos de pensar na escola do futuro, trazer para o sistema de ensino toda a tecnologia e as facilidades que existem hoje", declarou o secretário, que trouxe diversos dados e informações sobre o mercado de trabalho do futuro.

Na sequência, a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Sônia Rosa, também conversou com os participantes e mostrou ferramentas modernas que estão à disposição dos diretores.

A coordenadora da 17ª CRE, Roseli Führ Schaefer, anfitriã do encontro também falou aos diretores. "Agradeço a cada um de vocês por todo o empenho à frente de suas escolas, pois sei o quanto é uma missão difícil. Não tenho dúvida que todos que atuam à frente de uma instituição de ensino só conseguem permanecer porque tem muito amor ao que fazem”, disse.  Participaram ainda da ação em Santa Rosa diretores de escolas das CREs 21 (Três Passos), 14 (Santo Ângelo) e 32 (São Luiz Gonzaga).

Aproximação

Na segunda parte do evento, os diretores foram divididos em cinco grupos - cada um levado a uma sala da universidade. Enquanto o secretário ouvia diretores em uma sala, em cada uma das outras quatro, um diretor de departamento da Seduc falava aos demais. Depois de uma hora de conversa com cada grupo, cada diretor (e o secretário) foram se revezando de sala, até que todos os representantes da Seduc falaram com todos os diretores de escolas. "Viemos aqui para escutar todos, e não vamos voltar a Porto Alegre sem dar chance para que todos se expressem, contem os problemas de cada uma das escolas", afirmou Krummenauer.

Se revezaram com ele nas salas, além de Sônia Rosa, os diretores Paulo Rezende (Logística) e Rogério Leal (Administrativo), além da assessora da Cipave, Marli Ludwig. "Nas salas de aula, os diretores deixaram claro que estavam ávidos por serem ouvidos pelo secretário, algo que muitos nunca haviam conseguido", resumiu o diretor das Coordenadorias Regionais de Educação, Carlos Fraga, que também faz parte da comitiva de Porto Alegre que percorre o Estado.

O programa “ Bate-Papo com os Diretores” promoverá o encontro do secretário com os 2.545 diretores de escolas de todo o Rio Grande do Sul. Na primeira etapa, quinta-feira, em Ijuí, participaram 259 gestores de escola do Norte e Noroeste do Estado - até agora, Krummenauer esteve reunido com pouco mais de 500 gestores de estabelecimentos de ensino. "Conversando com minhas colegas, estamos todas encantadas com essa proposta e lamentamos que ela não tenha acontecido antes. Percebemos interesse da Secretaria Estadual de Educação de se aproximar da gente, do chão da escola mesmo, buscando realmente elementos que possam melhorar a qualidade do ensino", afirmou a diretora Carmeli Maria Escher, da Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, de São José do Inhacorá.

A diretora Adriana Moroni Konrath, da EEEF Pedro Oliveira Flores, de Santa Rosa, classificou o encontro como "uma excelente oportunidade de a gente expor nossas necessidades e nossas conquistas, pois geralmente a gente fala no nosso grupo e não tem a oportunidade de passar adiante." Ele acredita que o projeto trará benefício aos alunos. "A gente consegue amadurecer como gestor e levar isso para a realidade dos alunos".

Na próxima semana, o projeto terá mais duas fases: em Passo Fundo e em Caxias do Sul, respectivamente nos dias 7 e 8 de março.