Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cecane/Ufrgs capacita novos colaboradores

Encontrou mostrou o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Publicação:

Reunião ocorreu na Seduc
Reunião ocorreu na Seduc - Foto: Tayná Schultz/Seduc
Por Tayná Schultz

Representantes do Centro de Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane/Ufrgs) se reuniram nesta terça-feira (10/10) com colaboradores do Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE). A reunião ocorreu no Departamento de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e serviu para capacitar os novos membros do CEAE.

Os novos participantes foram instruídos a respeito do funcionamento do Programa Nacional Alimentação Escolar (Pnae) e de como o órgão atua. A Lei nº 11.947, de 16/6/2009, determina que 30% do valor repassado pelo programa devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. Esses valores podem ser aprovados ou não pelo CEAE, que atua como órgão fiscalizador dos repasses, feito por dia letivo e definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino.

 A agente do Cecane Gabriela Bratkowski falou sobre a importância dos programas para o controle da alimentação e nutrição dos alunos e a técnica por trás do estudo realizado para cada município. Os repasses levam em conta todos os processos necessários até o alimento chegar à mesa dos alunos. “Um estudo é feito na escola para ver se a instituição tem condições de fornecer o alimento, considerando a região e hábitos alimentares de cada local”, falou a representante.

O Cecane é o centro responsável pelo desenvolvimento de ações de apoio técnico e operacional do Pnae e atua na formação dos conselheiros e profissionais ligados à alimentação escolar. Participaram também da reunião de capacitação a presidente do CEAE, Olga Viríssimo, e a vice-presidente Ana Lice Bernardi.

Secretaria da Educação