Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc e Polícia Civil ampliam parceria contra violência nas escolas

Ao todo, 12 escolas da região metropolitana serão contempladas com a iniciativa

Publicação:

Acompanhamento das escolas irá ocorrer a partir do mês março, após o início do calendário escolar 2018
Acompanhamento das escolas irá ocorrer a partir do mês março, após o início do calendário escolar 2018 - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), está ampliando a parceria com o Programa “Papo de Responsa” da Polícia Civil. O projeto que já foi estabelecido no Rio Grande do Sul, agora visa conhecer a situação da cada escola, analisar o perfil social dos alunos e elaborar ações específicas para prevenir a violência em cada local. Ao todo, 12 escolas da região metropolitana, que já tem Cipave, serão contempladas com a iniciativa que irá fazer o acompanhamento do comportamento dos estudantes por três meses e vai verificar o progresso das atividades em cada instituição de ensino.

De acordo com a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, a ampliação da parceria irá trazer inúmeros benefícios para os estudantes, uma vez que a troca de dados entre as instituições irá colaborar para a identificação dos casos de violência. “Este é um projeto que dialoga com o aluno e dá a oportunidade para que ele possa se expressar. Com o acompanhamento do “Papo de Responsa” será possível também direcionar os trabalhos para as necessidades de cada escola”, explica.

Conforme a escrivã da Divisão de Assessoramento Especial do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente da Polícia Civil (DAE/Deca), Débora Prestes, quando o “Papo de Responsa” conversava com os alunos nas escolas que já tinham Cipave, a receptividade dos estudantes se tornava muito muito mais efetiva. Ela ressalta que a parceria irá potencializar as ações de combate à violência. “Nós vimos que os temas eram trabalhados de uma forma muito mais objetiva nas instituições de ensino que já tinham Cipave. Isso é uma característica muito marcante para nós. Por isso, nós acreditamos que temos que ampliar esta parceria”, destaca.

Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa é um programa da Polícia Civil que tem como objetivo realizar um diálogo com adolescentes e jovens. Seu principal espaço de atuação é junto às escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, na promoção de um papo descontraído sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade. O programa é desenvolvido por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

 

 

Secretaria da Educação