Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Governo do Estado anuncia retomada das obras na escola Dante Grossi

Colégio receberá quadra poliesportiva e reforma nas instalações elétricas

Publicação:

Secretária adjunta assinou os documentos
Secretária adjunta assinou os documentos - Foto: Seduc
Por Renato Gava

O Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), anunciou nesta segunda-feira (4/9) a retomada das obras para a construção da quadra poliesportiva na Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi, em Garibaldi, na Serra. Os trabalhos serão iniciados dentro de 15 dias, e a conclusão está prevista para meados de novembro. Serão investidos R$ 546 mil provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O valor corresponde à execução da cobertura (primeira parte), piso da quadra (com pinturas) e instalação de equipamentos como traves e redes.

Mais fotos

Fundado em 1960, quando o governador do Estado era Leonel Brizola, o colégio passará ainda por reforma, sobretudo na parte elétrica – para esse serviço, a verba de R$ 150 mil é do empréstimo obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Internacional (Bird), parceria que, somente em 2017, beneficiou 301 escolas.

A solenidade de assinatura dos contratos ocorreu na tarde desta segunda-feira na Secretaria de Obras, em Porto Alegre. Atuando no Dante Grossi há 23 anos, a diretora Sandra Damian Marisutti emocionou-se na solenidade. “Toda a comunidade escolar, que abrange pelo menos duas mil pessoas, está comemorando muito essa medida. Todos estavam muito ansiosos pela construção da quadra, é um sonho para nós”, declarou.

Professora há 54 anos, a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, afirmou que uma das principais demandas das escolas de todo o Estado, atualmente, são espaços adequados onde os alunos possam ter aulas de Educação Física. “Somente quem já foi diretora pode dimensionar o tamanho dessa conquista, que é dos alunos e da comunidade como um todo.”

A EEEM Dante Grossi possui 515 alunos (345 do ensino fundamental). No final de 2015, foi feito o Termo de Contrato de Obras e Serviços de Engenharia entre a Seduc e a empresa vencedora de licitação, Dami Construções e Saneamento Ltda. Em junho de 2016, as obras foram paralisadas até a elaboração de um termo aditivo de prazo e alteração de alguns serviços, aprovado agora pela Secretaria de Obras.

Participaram ainda da solenidade de assinatura dos contratos os secretários de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira; e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Márcio Biolchi. O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, e os deputados estaduais Álvaro Boessio, Juvir Costella e Tiago Simon, além de diretores das duas secretarias.

Secretaria da Educação