Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Consulado do Chile homenageia poetisa Gabriela Mistral

Quadro da artista foi entregue em solenidade oficial nesta sexta-feira (20)

Publicação:

Ato solene de entrega do quadro ocorreu na tarde desta sexta-feira (20), na Escola Gabriela Mitral
Ato solene de entrega do quadro ocorreu na tarde desta sexta-feira (20) na Escola Gabriela Mistral
Por Diego da Costa

A secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, participou, na tarde desta sexta-feira (20), de uma celebração em homenagem à poetisa Gabriela Mistral. A escola de Ensino Fundamental da Capital, que também possui o nome da artista chilena, recebeu um quadro comemorativo aos 129 anos de nascimento da escritora, celebrado no último dia 7 de abril. O evento, promovido pelo Consulado do Chile e pelo Centro Cultural e Social Chileno de Porto Alegre, contou com a presença de estudantes e professores da instituição de ensino.

“O Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Educação estão extremamente honrados com esta belíssima homenagem. Este é um grande ato pedagógico que traz conhecimento aos nossos alunos e ressalta a figura do patrono que dá nome à escola”, destaca Iara Wortmann.

De acordo com o Cônsul Geral do Chile, Mário Arriagada de Lafuente, é um grande orgulho participar da homenagem de um dos maiores expoentes da literatura chilena. “Quero reiterar minha felicidade de destacar o trabalho de uma de nossas grandes artistas. Agradeço à escola também por carregar o nome dela e levar aos novos estudantes o seu maravilhoso trabalho”, afirma.

Gabriela Mistral

Gabriela Mistral é um dos grandes destaques da literatura chilena, sendo a primeira pessoa a receber um Prêmio Nobel na América do Sul, em 1945.

Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga nasceu em Vicuña, em sete de abril de 1889. Sob o pseudônimo de Gabriela Mistral, ela atuou como poetisa, educadora e diplomata.

Seus poemas tinham foco no amor, tanto romântico, quanto materno e pelo próximo. Seu estilo e poesia foram muito influenciados pelo suicídio de seu noivo, em 1907. Após a premiação, Gabriela começou a ficar conhecida em toda a América Latina.

A história da poetisa tem tanto significado na cultura chilena que, em 1972, o espaço que sediou a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi nomeado como Centro Cultural Metropolitano Gabriela Mistral. O espaço se tornou um ponto de encontro social, artístico e cultural no coração de Santiago e permaneceu assim até 1973. O edifício foi restaurado e em 2010 passou a chamar-se Centro Cultural Gabriela Mistral, ou mais popularmente conhecido como GAM.

Gabriela Mistral morreu no dia 10 de janeiro de 1957 e suas obras são até hoje muito inspiradoras.

 

 Confira mais fotos

 

Secretaria da Educação