Crianças de Santa Rosa aprendem brincando conceitos de programação

Além de trazer o conceito para a vida real, atividade estimula entrosamento

IMG 20171213 WA0008
IMG 20171213 WA0008 - Foto: 17ªCre/Seduc
Por 17ª Cre/Seduc

As crianças do 1º ao 4º ano da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, em Santa Rosa, encerraram o ano letivo em dezembro aprendendo sobre programação de computadores através de brincadeiras. Depois de desenvolver um trabalho lúdico de programação de forma virtual nos computadores, os alunos saíram da sala de aula para se aventurar em um jogo fora das telas. Para a assessora pedagógica da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Gessi Schiwe de Moura, “O jogo é para o futuro das crianças. A parte virtual é muito presente na vida deles, mas percebi que eles não traziam esse conhecimento para a vida real”, disse ela. O objetivo da atividade foi introduzir o assunto de tecnologia da informação às crianças aos poucos, de forma a proporcionar bagagem educacional para os próximos anos.

O   projeto pretende ajudar a desmistificar a ideia de que programação é difícil, e permitir que pais, professores e alunos de todo o país conheçam linguagem de uma forma descontraída, levando os alunos a questionar, a pensar e a buscar soluções, bem como a sair da teoria para a prática pela aplicação do que foi aprendido em sala de aula a sua vivência cotidiana por meio de conceitos e valores.

O projeto

O foco deste trabalho que as crianças foram desafiadas a trilhar envolve localização, sequências lógicas e a rosa dos ventos. Além de aprender programação de forma divertida, eles puderam compreender de forma simples as primeiras teorias sobre montagem de sistemas de computação.

Os jogos envolveram 78 crianças e a promessa é de evolução e implementação em novas escolas para o ano que vem. A Coordenadoria pretende fazer uma reunião junto com o Núcleo de Tecnologia Educacional para estudar a proposta e apresentar o caso de sucesso da escola de Santa Rosa.

De acordo com a professora que criou o projeto, “A nova atividade proporcionou contato e entrosamento, no qual um ajuda