Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Diretores de escolas agora podem acompanhar as obras no sistema informatizado do governo

Sistema de Gestão de Obras (SGO) passa a ser disponibilizado aos gestores escolares

Publicação:

Sistema de Gestão de Obras  - SGO
Sistema permite acompanhar andamento dos processos
Por Jean P.H. Maidana/SOP

Para reforçar a transparência e a agilidade em sua relação com as escolas, o Governo do Estado passa a disponibilizar a todos os diretores de instituições de ensino a possibilidade de acesso ao Sistema de Gestão de Obras (SGO), ferramenta responsável pelo controle das reformas, revitalizações e demais trabalhos na estrutura dos estabelecimentos de ensino. Com a medida, os gestores escolares poderão acompanhar o andamento de seus processos.

“Essa medida é um exemplo da transparência que queremos ter com todas as escolas. Melhores informados sobre os processos de suas escolas, os diretores terão condições de transmitir para toda a comunidade escolar de sua região a real situação das obras”, lembrou o secretário estadual de Educação, Faisal Karam. “A iniciativa também permitirá o contato direto entre a Seduc e as escolas, o que vai otimizar praticamente todas as demandas”, frisou.

O SGO é desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com a Procergs, e além das secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Obras (SOP), conta com a participação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). O sistema funciona como uma ferramenta de gestão de todo o fluxo do atendimento, trazendo previsibilidade, planejamento e transparência para todos os envolvidos - todas as demandas inseridas devem apresentar informações para a execução do projeto e obra.

O secretário estadual de Obras e Habitação, Rogério Salazar, destaca benefícios da iniciativa. “Estamos trabalhando para aperfeiçoar cada vez mais o SGO, mas principalmente para ampliar a transparência e a participação das direções das escolas. A partir de agora, diretores terão acesso ao sistema e poderão acompanhar as demandas relacionadas às escolas. A partir desta iniciativa, demonstramos nosso compromisso com a transparência e agilidade do trabalho realizado“, disse o secretário.

Os diretores estão cadastrados no sistema e, agora, passam a ter acesso às listas de demandas, informações sobre o imóvel, histórico e o andamento de seus processos. A senha para adentrar é a mesma que os diretores já utilizam para ingressar em outros sistemas operacionais, como ISE (Informatização da Secretaria da Educação). 

Para ver um passo a passo de como funciona o sistema, clique aqui
Para ver as informações que podem ser conferidas no novo sistema, clique aqui.

Secretaria da Educação