Escola Técnica comemora seus 60 anos

Celeste Gobbato, de Palmeiras das Missões, faz série de eventos festivos

Escola realiza eventos ao longo do ano para marcar a data
Escola realiza eventos ao longo do ano para marcar a data - Foto: Seduc
Por Renato Gava

Um evento no Ginásio de Esportes foi mais um dos atos festivos para comemorar os 60 anos da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, de Palmeiras das Missões. Na quinta-feira (17/08), com churrasco e missa campeira, houve confraternização com participação de vários membros da comunidade escolar. Entre eles, o primeiro professor do estabelecimento de ensino, Antonio Canellas, atualmente com 84 anos, além de alunos da primeira turma, de 1957. Membros da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) também prestigiaram a festa.

“As comemorações começaram logo no início do ano e não vão parar. No 7 de Setembro, por exemplo, vamos mostrar à comunidade alguns dos nossos projetos. E, em 7 de dezembro, vamos lançar um DVD que resgata parte da história da escola”, revelou o diretor da Celeste Gobbato, professor Luiz Carlos Cosmann.

A escola possui hoje 368 alunos, todos na formação de Agropecuária. Parte está no curso integrado (alunos entre 13 e 15 anos que fazem o ensino médio e o técnico juntos) e o curso subsequente (estudantes já formados no ensino médio, que fazem apenas o técnico). Cerca de 200 deles, oriundos de 65 municípios da região, são internos – moram na escola.

Confira mais fotos

“A escola representa a segunda família da gente, funciona 365 dias por anos, 24 horas por dia. Então a gente acaba envolvido o tempo todo, e de certa forma adota os jovens como filho. É como se fôssemos uma família”, resume o diretor, que também é presidente do Conselho das Escolas Técnicas Agrícolas do Estado.

No ano do sexagenário, a escola vem passando por uma série de eventos comemorativos. Na semana do 17 de abril, data oficial da fundação, ocorreram gincanas, jogos, concurso de música e apresentação de teatro, sempre com a expressiva participação da comunidade. A Câmara Municipal fez sessão solene na sede da escola.