Escolas da 8ª CRE recebem o prêmio Paulo Freire

Cilon Rosa e Núcleo Julieta Balestro foram destaques na educação

Representantes das escolas e das CREs participaram da cerimônia
Representantes das escolas e das CREs participaram da cerimônia - Foto: 8ª CRE/Seduc
Por Tayná Schultz

A Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa e o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Julieta Balestro, ambos da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), receberam o primeiro lugar no Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação. A solenidade de entrega ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O concurso ocorre a cada dois anos e é dirigido a educadores e escolas que desenvolvam projetos em instituições públicas de ensino nos níveis municipal, estadual e federal.

A Cilon Rosa recebeu o prêmio pela terceira vez. A escolha do tema que foi abordado durante o ano letivo foi levantada em sala de aula. Os assuntos que são selecionados anualmente envolvem temas sociais dentro da cidade e são divulgados em oficinas, palestras, livros e eventos.

No ano de 2013, o tema vencedor estava relacionado às interações entre a família e a escola no processo de escrita e ensino. Em 2015 o primeiro lugar ficou com “Digo Não ao Álcool, Sim Senhor”, que deu origem a um livro escrito pelos próprios alunos, apresentado na Feira do Livro. Os alunos sugerem os temas com base nas leituras de autores gaúchos. O prêmio deste ano foi apoiado no livro “Províncias – Crônicas da Alma Interiorana”, do jornalista Marcelo Canellas. Os alunos registraram a cidade com base em cada ponto de vista, criando o livro “Santa Maria: Olhares e Memórias”, que vai concorrer ao lançamento promovido pela Câmara de Vereadores da cidade e estará na Feira do Livro de 2018.

Professora e coordenadora dos projetos, Maribel Dal Bem afirma que o mais gratificante é ver o engajamento dos estudantes que batalham para que a cada ano a escola tenha melhores histórias. “Todos os anos encontramos ideias maravilhosas que partem dos alunos, e a vontade de estar com os professores em cada projeto”, falou a professora.

Solenidade de premiação ocorreu na Câmara de Vereadores
Solenidade de premiação ocorreu na Câmara de Vereadores - Foto: 8ª CRE/Seduc

A outra escola agraciada com o primeiro lugar concorreu na categoria Educação para Jovens e Adultos (EJA) e fica na Penitenciária Regional de Santa Maria. O trabalho deste ano foi desenvolvido somente com mulheres e envolveu atividade multidisciplinar no qual as alunas tiveram que desenvolver jogos didáticos com o mapa da cidade, chamado “Os Jogos didáticos como Ferramenta Pedagógica para o Estudo do Munícipio de Santa Maria”.

Em 2015, a Escola Julieta Balestro também recebeu o Prêmio Paulo Freire com o livro “Sem Amarras”, que gerou grande comoção dentro da penitenciária. “Muitos estavam acostumados em ver o nome apenas em processos jurídicos”, finalizou Maribel.