Estado capacita diretores de escola para aplicação dos recursos de obras e reformas

Encontros ocorrem entre 14 e 21 de julho, mobilizando diretores e representantes financeiros de 301 escolas estaduais

Investimentos foram anunciados em junho pelo governador José Ivo Sartori.
Investimentos foram anunciados em junho pelo governador José Ivo Sartori. - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Por Leonardo Ozório

Diretores e representantes financeiros das 301 escolas estaduais contempladas com recursos para obras e reformas receberão, ao longo dos próximos dias, orientações técnicas referentes aos processos de gerenciamento e aplicação dos valores auferidos. A capacitação abrange as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que serão divididas em quatro polos, e tem início nesta sexta-feira (14/7), em São Leopoldo - sede do Polo 2.

A instrumentalização é oferecida pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento, Governanças e Gestão (SPGG), além da Central de Licitações (Celic), do Sistema Geral de Obras (SGO) e da Contadoria e Auditoria-Geral (CAGE), vinculadas às pastas da Administração dos Recursos Humanos (Smarh), de Obras Públicas (SOP) e da Fazenda (Sefaz), respectivamente. Os encontros têm a participação do secretário Ronald Krummenauer e dos coordenadores regionais de Educação.

Os valores, de até R$ 150 mil por escola, foram creditados na conta destas ao fim do mês de junho. Ao todo, foram injetados R$ 40,7 milhões, que constituem a segunda etapa de investimentos para reformas e pequenas ampliações na infraestrutura de prédios escolares. Os recursos são oriundos do empréstimo regulamentado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

A expectativa é de que até o final de 2018 sejam entregues mais de 600 escolas reformadas. Os critérios técnicos para escolher a destinação dos recursos obedecem demandas com projeto e orçamento prontos, apontamentos do Ministério Público, pesquisa do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Seap/Saers), demandas de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) com projeto entregue por empresa terceirizada e aprovado pelos Bombeiros e demandas de obras represadas desde 2014.

Confira a seguir a programação das capacitações:

Polo 2 | 14 de julho de 2017 | São Leopoldo
Local: Auditório do Colégio São Luiz | Av. João Corrêa, s/n° (ao lado do nº 1350)
Total de escolas: 68
Valor: 9,5 milhões
Regiões envolvidas: Porto Alegre (1ª CRE), São Leopoldo (2ª CRE), Osório (11ª CRE), Guaíba (12ª CRE), Canoas (27ª CRE) e Gravataí (28ª CRE).

Polo 1 | 19 de julho de 2017 | Caxias do Sul
Local: Auditório principal do Centro Universitário da Serra Gaúcha | R. Marechal Floriano, 1094
Total de escolas: 68
Valor: R$ 9,53 milhões
Regiões envolvidas: Estrela (3ª CRE), Caxias do Sul (4ª CRE), Passo Fundo (7ª CRE), Erechim (15ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE), Vacaria (23ª CRE), Soledade (25ª CRE) e Carazinho (39ª CRE).

Polo 4 | 20 de julho de 2017 | Santa Cruz do Sul
Local: Faculdade Dom Alberto | R. Ramiro Barcelos, 892
Total de escolas: 111
Valor: 11,82 milhões
Regiões envolvidas: Pelotas (5ª CRE), Santa Cruz do Sul (6ª CRE), Rio Grande (18ª CRE), Santana do Livramento (19ª CRE) e Cachoeira do Sul (24ª CRE).

Polo 3 | 21 de julho de 2017 | Ijuí
Local: Auditório da EEEF Rui Barbosa | R. Benjamin Constant, 650
Total de escolas: 54
Valor: R$ 9,85 milhões
Regiões envolvidas: Cruz Alta (9ª CRE), Uruguaiana (10ª CRE), Santo Ângelo (14ª CRE), Santa Rosa (17ª CRE), Palmeira das Missões (20ª CRE), Três Passos (21ª CRE), São Luiz Gonzaga (32ª CRE), São Borja (35ª CRE) e Ijuí (36ª CRE).