Estado e prefeitura da Capital confirmam parceria para implantação de escola na Ilha do Pavão

Projeto da Abrasce atenderá crianças da região

Secretária-adjunta, Iara Wortmann elogiou a parceria
Secretária-adjunta, Iara Wortmann elogiou a parceria - Foto: Renato Gava/Seduc
Por Renato Gava

Governo do Estado e prefeitura de Porto Alegre participaram na manhã desta segunda-feira (24) da solenidade que marca a parceria para a implantação da Escola de Educação Infantil da Associação Brasileira de Assistência Social, Cultural, Educacional Restauração (Abrasce), na Ilha do Pavão, em Porto Alegre. O espaço funcionará no prédio que abrigava a Agência de Fiscalização da 15ª Delegacia da Receita Estadual, no km 98 da BR 290, e beneficiará 50 crianças – a expectativa é de que, em pouco tempo, atenda outras 70 crianças do entorno.

A parceria envolveu vários órgãos. O prédio utilizado pela Abrasce estava vinculado à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que o cedeu para uso da prefeitura. Como contrapartida, o executivo de Porto Alegre adequou um prédio afetado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na Avenida Paraná, no Bairro São Geraldo, para onde foi transferida a Agência de Fiscalização. E a Sefaz cedeu à Seduc outro prédio, na Rua Comendador Azevedo, Bairro Floresta, local onde a secretaria pretende implantar seu arquivo de livros.

“Só através de parcerias em todas as instâncias do poder púbico é que um projeto assim se torna viável. Vai beneficiar os estudantes, e isso é o mais importante”, afirmou a secretária-adjunta da Educação, Iara Wortmann.

Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior agradeceu a parceria do Governo do Estado e as organizações da sociedade civil por “parcerias que tragam benefícios à população”. “Terão o apoio integral da administração municipal para todos os atos, encaminhamentos e decisões em favor das crianças e estudantes”, disse.

Abrasce

A entidade começou em fevereiro de 2015 na Ilha do Pavão, numa sede a cerca de 1km da atual. O antigo prédio, porém, foi interditado pela prefeitura devido a problemas de infiltração, agravados pelos alagamentos que atingem a região. O novo prédio está em uma área de 12 mil metros quadrados e as salas já estão prontas – equipadas com cadeiras, mesas e brinquedos.