Gaúchos conquistam quatro medalhas para o Brasil no Sul-Americano Escolar na Bolívia

Competição reúne atletas de até 14 anos de 11 países

João Vitor Almeida (à dir.) garantiu o bronze
João Vitor Almeida (à dir.) garantiu o bronze - Foto: Arquivo pessoal
Por Renato Gava

Os gaúchos fizeram bonito nos Jogos Sul-Americanos Escolares, disputados em Cochabamba, na Bolívia, que teve início na segunda-feira (4/12) e termina neste sábado. Três dos quatro gaúchos que integram os 160 alunos-atletas da delegação brasileira conquistaram medalhas. A competição reúne competidores de 12 a 14 anos de 11 países em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, todos no masculino e feminino, além do futebol de campo feminino).

Delegação brasileira tem 160 alunos-atletas
Delegação brasileira tem 160 alunos-atletas - Foto: Arquivo pessoal

João Vítor Caldas Almeida, 14 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras (Bagé), obteve ontem (7/12) o bronze no salto em altura. Com a marca de 1,76m, a mesma que rendeu ao bajeense o ouro nos Jogos Escolares da Juventude, no mês passado, em Curitiba, ele ficou em terceiro lugar. Obteve o mesmo resultado do argentino Santiago Madroñal, que ficou com a prata por ter conseguido a marca na segunda tentativa – o gaúcho, na terceira. O primeiro lugar foi para o uruguaio Mauro Pons Hausser, que no estádio municipal de Quillacollo saltou 1,78m.

O aluno-atleta ingressou no salto altura há quatro anos e treina pelo menos três horas por dia. Para disputar os Jogos da Juventude, competição que o classificou para o Sul-Americano, o atleta teve apoio da Secretaria de estado da educação (Seduc). “É uma conquista enorme, pois nunca um aluno de escola estadual gaúcha havia conseguido um resultado tão expressivo nesta competição”, informou a assessora do Departamento de Esporte Educacional da Seduc, Danusa Zanella.

Confira o resultado dos gaúchos da delegação brasileira em Cochabamba

João Vítor Caldas Almeida – O aluno de 14 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras (Bagé) foi bronze no salto em altura (1,76m)

Guilherme Vargas volta com duas medalhas
Guilherme Vargas volta com duas medalhas - Foto: Arquivo pessoal

Guilherme Trzeciak Vargas – Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jurema Carvalho de Oliveira, de Amaral Ferrador. Tem 14 anos. Também no atletismo, foi ouro no revezamento 5x80m (45s85) ao lado de Diogo Da Silva Pereira, Gabriel Luiz Boza, Henrique Silva Malheiros e Yago Delgado Silva De Almeida, e bronze no salto em distância (6,38m).

Cibelle Eichelberger Jungblut – Aos 14 anos, a aluna do Colégio Marista Rosário (Capital), na natação, foi bronze nos 400m livres e, no final da noite de sexta-feira, volta às piscinas para a final dos 4x50m combinados.

Vitor de Cesaro – estudante do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, de 14 anos, ficou em terceiro em sua bateria eliminatória dos 80m rasos e não avançou de fase.

Delegação Gaúcha nos Jogos da Juventude em Curitiba