Gaúchos faturam mais medalhas nas finais dos esportes coletivos dos Jogos Escolares da Juventude

Competição reuniu alunos entre 12 e 14 anos de idade de todo o país

Jogos Escolares da Juventude 2017
Jogos Escolares da Juventude 2017 - Foto: Luiza Mazzoleni/Seduc
Por Seduc

Duas medalhas de bronze e uma de prata. Esse é o saldo do Rio Grande do Sul nas competições de esportes coletivos (handebol, futsal, basquete e vôlei) dos Jogos Escolares da Juventude, que terminaram ontem em Curitiba. A competição, apenas nessas modalidades reuniu cerca de 2,5 mil meninos e meninas entre 12 e 14 anos de todo o Brasil.

No masculino, o único lugar no pódio foi conseguido pelos alunos do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, que terminaram a competição no terceiro lugar. Na semifinal, eles perderam para o Colégio Santa Mônica, do Rio de Janeiro, por 50 a 41. Depois, bateu uma escola paranaense na decisão do bronze.

Já as meninas conseguiram subir ao pódio duas vezes. Ambas na segunda divisão. “Praticamente não faz diferença a divisão nos Jogos da Juventude, pois as equipes quase sempre são totalmente diferentes de um ano para o outro. É bem possível uma divisão inferior ter times mais fortes que a superior. No caso do handebol, por exemplo, as meninas iriam brigar pelo título em qualquer divisão”, informou a assessora de Esporte Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luiza Mazzoleni.

O handebol feminino, representado pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração, de Torres, perdeu a final para uma equipe do Rio de Janeiro e ficou com a prata. Já no futsal, as gaúchas do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, de Porto Alegre, depois de perderem a semifinal para Amazonas, na disputa do bronze superaram adversárias do Espírito Santo.

Confira mais imagens da competição

No ano que vem, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a competição terá outro formato. Não haverá mais divisões nas modalidades. Em vez disso, ocorrerão etapas regionais e os melhores (possivelmente, oito) de cada esporte farão a final. O Rio Grande do Sul, em princípio, terá chave duríssima: além de Santa Catarina e Paraná, Minas e Gerais e São Paulo fazem parte da eliminatória regional. “Nossa região ficou muito difícil. Para os atletas, o fato de não haver etapa final reunindo todos os Estados é uma perda, pois trata-se de uma ótima experiência. Mas todos terão de se adaptar”, afirmou a representante da Seduc, que acompanhou a etapa na capital paranaense.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis Loeser, de Nova Petrópolis, única da rede pública a representar o Estado nos esportes coletivos, ficou em quarto lugar no vôlei masculino.