Governador e Secretário Alcoba abrem oficialmente o ano letivo

SEDUC- RS - Na manhã desta segunda-feira (06/03) o Governador José Ivo Sartori e o Secretário Estadual de Educação, Luís Alcoba de Freitas, fizeram a abertura oficial do ano  letivo e a inauguração da I. E. E. Francisco Solano na cidade de Não-Me-Toque/RS
Abertura oficial Ano Letivo 2017 - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Julian de Souza

O governador José Ivo Sartori abriu, nesta segunda-feira (6), em Não-Me-Toque, o ano letivo das escolas da rede pública estadual. Mais de 277 mil estudantes serão recepcionados em prédios reformados ou com obras prestes a serem concluídas. O ato, ocorrido no Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, também marcou a inauguração do novo prédio da instituição, construído para atender 600 alunos.

Para o governador, que iniciou sua trajetória como professor aos 21 anos, o início das aulas é um importante momento de reflexão. "A educação e a humanização do ensino vão permitir que vocês sejam bons profissionais no futuro, contribuindo para uma sociedade mais justa", afirmou.

O Instituto São Francisco Solano ganhou nova estrutura para atender os estudantes da região. O prédio, cuja construção iniciou no final de 2014 e foi concluída em 2016, possui três pavimentos e área total de 1.296,46 metros quadrados. O investimento foi de R$ 2,6 milhões.

A estrutura conta com salas de aula, cozinha, refeitório, área de serviço, despensa, pátio de serviço, sanitários (masculino, feminino, para professores e funcionários e para portadores de necessidades especiais), instalações para a secretaria, direção e vice-direção, sala dos professores, laboratório de ciências, informática e biblioteca.Além do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), são 90 alunos do curso técnico em mecânica no turno da noite. As aulas acontecem em um prédio anexo que também foi reformado. A escola conta com estudantes não-me-toquenses e de cidades como Marau, Sarandi, Carazinho e Selbach.

ESFORÇO PARA O ENSINO

Apesar da grave crise econômica, o governo do Estado investiu aproximadamente R$ 97 milhões para o retorno às aulas. Entre o segundo semestre de 2016 e os primeiros meses de 2017, 79 escolas tiveram obras concluídas ao custo de R$ 11,2 milhões. Também foram entregues 80 mil conjuntos de mesas e cadeiras às unidades de ensino. O recurso é fruto de um convênio de R$ 15 milhões firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outros R$ 20 milhões da Consulta Popular foram destinados para equipamentos definidos pelas instituições como prioridade em laboratórios e cozinhas.

Participaram os secretários da Educação, Luís Alcoba de Freitas; Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; Casa Civil, Márcio Biolchi; deputados estaduais Juvir Costella, Gilmar Sossella e Vilmar Zanchin; coordenadora da 39ª CRE de Carazinho, Sandra Guerra; e a diretora da escola, Flávia Missio de Souza.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS