Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Governo do Estado inaugura Sistema de Energia Solar na Escola Frederico Augusto Hannemann

Ato oficial, marcado para esta terça-feira (20), contará com a presença do governador José Ivo Sartori

Publicação:

Ato oficial está marcado para às 13h30
Ato oficial está marcado para às 13h30 - Foto: Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), irá inaugurar, na tarde desta terça-feira (20), a instalação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico na Escola Frederico Augusto Hannemann, do município de Vera Cruz. O ato oficial, marcado para às 13h30, contará com a presença do governador, José Ivo Sartori, do secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer e do diretor de operações da empresa Philip Morris Brasil, Alejandro Okroglic. A doação do sistema ocorreu através do Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, que permite a empresas e pessoas físicas contribuírem com a rede escolar pública estadual. A doação de 25 módulos solares, com capacidade de geração de 325 Watts cada um, foi avaliada em R$ 40.738.

 

 O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, destaca a importância do projeto: “A iniciativa também é uma oportunidade para que os alunos convivam com uma metodologia nova e moderna, que permitirá que a instituição de ensino se torne autossustentável em energia”, afirma.

 

A Escola Frederico Augusto Hannemann é a segunda a receber a inovação na 6ª Coordenadoria de Educação. No ano de 2016, a Escola Estadual José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, foi beneficiada com um equipamento para captação de energia solar. Em parceria com a empresa JTI- Indústria Fumageira, foram instalados 25 painéis de 315 Watts, com capacidade de geração média de 945 KW por mês, o que representa 80% da necessidade mensal de energia elétrica da instituição de ensino.

 

De acordo com o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, a coordenadoria trabalha intensamente para que se estabeleçam parcerias na região, especialmente no que diz respeito à energia renovável. “Nós temos um setor específico que trabalha constantemente para que se estabeleçam parcerias a favor da comunidade escolar. A energia renovável é um ganho ambiental e um ganho financeiro para a escola”, destaca.

 

Como a escola pode participar do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor?

 

 A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações: (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.

Secretaria da Educação