Inauguração de ginásio de esportes beneficia 220 estudantes em Lajeado

Governador brincou com estudantes na chegada à Escola Estadual Otilia Correa de Lima - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por Julian de Souza/ Edição: Gonçalo Valduga/Secom

O ginásio de esportes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otilia Correa de Lima, de Lajeado, foi inaugurado pelo governador José Ivo Sartori nesta sexta-feira (15). O colégio, que atende 220 alunos do 1º ao 9º ano (sendo 160 em turno integral) executou as obras com recursos destinados via Secretaria da Educação e financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

Para promover melhorias no ambiente foram investidos cerca de R$ 150 mil. Além disso, desde 2016 os cerca de 30 funcionários contam com a ajuda da comunidade escolar para vender buffets de cachorro-quente, com o intuito de arrecadar recursos e qualificar a estrutura da unidade de ensino. O dinheiro dos alimentos fabricados pelo corpo docente, familiares e amigos dos alunos, foi possível reformar banheiros, refazer calçadas externas, trocar o portão, revitalizar a praça e mudar o toldo.

Sartori parabenizou o exemplo da instituição em conquistar as mudanças preteridas com engajamento e persistência. "Nós presenciamos o verdadeiro sentido da expressão 'comunidade escolar'. A união de esforços nos permite avançar e indiferente do cenário de dificuldade juntos somos mais fortes", salientou.

A diretora Maristela Secco destacou a retomada da educação em sistema integral e o Cipaves, em que a escola registrou diminuição em 11 indicadores. "Estamos trabalhando voltados ao futuro dos alunos", apontou. O projeto para 2018 é reformar uma sala de aula e os sanitários utilizados por professores e servidores.

A cidade de Lajeado ainda conta com outras quatro escolas estaduais com obras em andamento via autonomia financeira e recursos do Bird. São elas: EEEF Pedro Scherer, com valor licitado de R$ 105.560,33; EE Presidente Castelo Branco, R$ 143.620,63; EEEF Carlos Fett Filho, R$ 134.726,80 e EEEF São João Bosco, R$ 106.075,42.

O prefeito saudou os pais e alunos por darem vida à escola e o apoio dos professores. "Espero muito que possamos seguir com este engajamento", disse. Estiveram presentes o deputado estadual Edson Brum e a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greicy Weschenfelder.

Educação em obras: reformas e ampliações seguem em todas as regiões