Jergs: definidos os campeões no futsal

Final dos Jogos Escolares ocorreu em São José dos Ausentes

Final do futsal dos Jergs em São José dos Ausentes
Final do futsal dos Jergs em São José dos Ausentes - Foto: Danusa Zanella/Seduc
Por Giulia Godoy/Seduc

Nova Petrópolis no feminino e Uruguaiana no masculino. São da Serra e da região da Fronteira as escolas campeãs de futsal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). As finais ocorreram no final de semana em São José dos Ausentes e reuniram 16 equipes (seis de cada naipe). Os jogos, maior competição estudantil do Estado, são realizados pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), por meio de seu Departamento de Esporte Educacional.

Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento entre sexta-feira e domingo. “A recepção da cidade foi maravilhosa, São José dos Ausentes abraçou os Jogos Escolares e acompanhou desde a abertura até o último jogo”, relatou a assessora de Esporte Educacional Danusa Zanella. A competição reuniu estudantes entre 12 e 14 anos de escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Confira mais fotos

Feminino

As meninas da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Amstad fizeram bonito. Na final, venceram por 3 a 1 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles, de Marau. É o primeiro título de futsal feminino da escola nos Jergs. “Foi uma experiência única e inesquecível para cada uma delas, a gente sabe que essas coisas que vivemos no esporte vão ficar para sempre na nossa vida e tenho certeza que elas viveram esses dias intensamente. Tínhamos essa meta de chegar na final estadual e estamos felizes demais por isso”, relatou uma das responsáveis pelo treinamento do time, professora Vanessa Sfredo Libardi.

A EMEF Dolores Alcaraz Caldas, de Porto Alegre (1ª CRE), completou o pódio ao bater a EMEF Moacyr Ramos Martins, de Uruguaiana, por 3 a 2.

Masculino

Entre os guris, o time da EEEM Dom Hermeto, de Uruguaiana (10ª CRE), foi o destaque. Aplicou, na final, 9 a 2 na EMEF 24 de Maio, de Teutônia. Diretor da escola campeã, Ademir Vicente da Campo enfatizou a importância do esporte para a cidade. “Para nós, o carro-chefe da é a educação esportiva, e esse é o orgulho da cidade”, afirmou. O Instituo Estadual de Educação João XXIII, de Campina das Missões, levou o bronze ao superar, em um jogo dramático, a EMEF Luiz Bandallotti, de Erechim – depois de um 3 a 3 no tempo normal, o time fez 2 a 0 na prorrogação .

As campeãs disputarão, em 2018, a seletiva com os vencedores do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que reúne as escolas particulares. Quem vencer, representará no mesmo ano o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, a competição nacional da modalidade.

Jergs

Os Jergs sãos disputados nas modalidades Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei e Xadrez. São quatro fases: municipal, de coordenadoria, regional e final.