Jergs: meninos de São Gabriel são campeões no handebol e no basquete

Mesma equipe do colégio XV de Novembro superou o cansaço e venceu nas duas modalidades

Mesma equipe faturou dois ouros
Mesma equipe faturou dois ouros - Foto: Seduc
Por Renato Gava

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro, de São Gabriel, conseguiram um feito histórico na final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, os Jergs. A competição, maior do Rio Grande do Sul em número de participantes, é realizada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Na manhã de domingo (3/9), o time de basquete masculino, na categoria juvenil, ficou com o ouro ao vencer, em uma partida bastante disputada, o time do Colégio Estadual Wolfram Metzler, de Novo Hamburgo. Assim que o árbitro terminou a partida, o campeão saiu da quadra, pegou um ônibus e foi direto disputar o título no handebol – a equipe também havia se classificado à final.

Exaustos, os meninos entre 15 e 17 anos venceram o Colégio Militar de Santa Maria por 16 a 15, com direito a gol da vitória a três segundos do fim da partida. Emocionados, professores e atletas vibraram muito ainda em quadra.

Confira mais fotos

“Algumas pessoas nos questionaram se eles poderiam disputar os dois jogos, e entendemos que sim, pois não poderíamos puni-los pelo mérito deles de terem chegado a duas finais. Mas também não poderíamos dar mais tempo de descanso aos mesmos, pois não seria justo”, explicou a assessora de Esporte Educacional da Seduc, Danusa Zanella.

Para chegar aos títulos, a equipe enfrentou uma maratona. Foram dois jogos na sexta e quatro no sábado (metade em cada modalidade) até as finais de domingo, marcados para 10h e 11h, respectivamente. Os jogos do basquete ocorreram no ginásio da Unisc, e os do handebol, nas quadras da Faculdade Dom Alberto e no Ginásio Municipal.

Representante

A competição reuniu as oito melhores equipes do Estado na categoria juvenil – feminino e masculino. Agora, os vencedores do handebol e do basquete disputam, em data e local a serem confirmados, a seletiva com o ganhador do Campeonato Estudantil das Escolas Particulares, o Cergs. O vencedor representará o Estado nos Jogos da Juventude, competição nacional marcada para novembro, em Brasília. De acordo com Danusa, a equipe do XV de Novembro poderá disputar as duas modalidades na seletiva.

Disputado em sete modalidades (atletismo, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez), os Jergs ocorrem em quatro etapas (municipal, coordenadoria, regional e final). O Estado é dividido em sete regiões – cada uma contém entre três e seis Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

Confira os vencedores dos Jergs em Santa Cruz do Sul

jergsquadro