Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Mostra Cultural do Piratini aproxima artes e estudantes

Evento chegou à 14ª edição este ano

Publicação:

Projeto estimula trabalhos com a criatividade
Projeto estimula trabalhos com a criatividade - Foto: Seduc
Por Seduc

Música, dança, sarau literário, exposições e outras atrações. Assim foi a 14ª edição da Mostra Cultural – Sarau Literário do Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre. O evento, cujos preparativos começaram em abril, terminou este mês e reuniu alunos, pais, professores e demais envolvidos com a vida na escola.

O tema escolhido para este ano foi Da Origem Renascem as Vanguardas. A partir daí, os cerca de 700 alunos puderam optar por música, vídeo, teatro, declamação, fotos ou outra forma de arte para se expressar.

Foto com o diretor Mauricio Girardi estava na exposição
Foto com o diretor Mauricio Girardi estava na exposição - Foto: Seduc

“Não é um trabalho engessado, pois cada um pode aproveitar a área que prefere. Este ano, além de usar nosso auditório, aproveitamos uma sala grande para criar outro palco. Foi realmente muito bom o resultado”, avalia a coordenadora pedagógica Lilian Machado, idealizadora do projeto 14 anos atrás.

Os alunos começam os ensaios em junho, mas desde março os professores investem no projeto, com reuniões quinzenais para discutir a didática das apresentações. “Na reta final, essas reuniões vão se tornando semanais e até diárias. Para nós, é um trabalho contínuo”, conta Lilian.

Dança também faz parte do evento
Dança também faz parte do evento - Foto: Seduc

Uma foto do diretor Mauricio Girardi, na qual ele carrega um grande quadro, acabou virando uma das obras expostas. “Para os alunos, a atividade transmite muito conhecimento, pois para fazer os trabalhos eles têm de pesquisar. Além disso, a Mostra Cultural promove também integração entre todos que participam das atividades”, afirmou a coordenadora pedagógica.

Secretaria da Educação