Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novo site da Seduc entra no ar e prioriza a prestação de serviços

Publicação:

Por Roberto Witter

Entrou no ar nesta sexta-feira (17/02) o novo site da Secretaria de Estado da Educação. O portal está adequado às atuais diretrizes da Secretaria de Comunicação (Secom) e prioriza a prestação de serviços ao cidadão. A reformulação dos sites das secretarias e órgãos vinculados teve início em 2016 e o objetivo é alinhar a comunicação do governo.

O novo site foi desenvolvido pela equipe do Setor de Serviços Web (SSW) da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), com base na plataforma Matriz - framework para desenvolvimento de sites desenvolvido e mantido pela Procergs - e traz uma série de avanços.

Na área destinada à divulgação de notícias, a ferramenta agora permite a inclusão de galerias de foto, vídeo e áudio, ampliando as possibilidades de divulgação, antes restritas a texto e foto.

Uma página com Perguntas Frequentes também foi editada e terá atualização sempre que necessário. O objetivo é facilitar o acesso do cidadão à informação.

Os programas desenvolvidos pela Secretaria, como Cipave, Tempo Integral e Escola Melhor: Sociedade Melhor também ganharam destaque na área de Menu e na capa.

No quesito serviços, o agendamento eletrônico da Central de Matrículas da Capital está incorporado ao novo portal. Hospedado no portal Tudo Fácil, o agendamento estava disponível ao cidadão desde a segunda quinzena de janeiro e foi criado para evitar filas.

Outra importante inovação é o fato de o site ser responsivo, ou seja, a tela se adapta automaticamente ao dispositivo pelo qual o usuário acessa a internet – computador, tablet ou smartphone.

A atualização dos dados passa a ser praticamente toda feita pela equipe da Assessoria de Comunicação da pasta. A exceção são as áreas de sistemas internos, cuja atualização e manutenção continua sendo feita pela Procergs.  

Secretaria da Educação