Oficinas do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju movimentam a 24ªCRE

Jéferson Cappellari, autor do livro ABC do Girafês, falou sobre a comunicação não violenta, nesta sexta-feira (18) - Foto: 24ª CRE
Por 24ªCRE

As oficinas do Movimento Pela Paz Sepé Tiaraju movimentaram a 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Durante o evento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (18), no Salão de Atos da coordenadoria, o professor Jéferson Cappellari, autor do livro ABC do Girafês, falou sobre a comunicação não violenta para professores. Simultaneamente, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), a equipe do Programa de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) promoveu uma oficina sobre o jogo Baneville, para alunos de Anos Iniciais.

Conforme Cappellari, a maneira como nos expressamos através da linguagem, seja ela verbal ou corporal, é uma das causas da violência cotidiana. Ele apresentou diversos exemplos de situações que ajudam a construir essa cultura. “A comunicação não violenta é uma alternativa diante dessa realidade que vivenciamos”, acrescentou ele.

Na oficina do jogo Baneville, a professora, Cleonice Bankow, e o estagiário Ruben Ehrhardt, explicaram que o jogo estimula boas ações na escola e na cidade. As crianças tiveram oportunidade de acessar o game e aprender como ele funciona. A 24ª CRE também levou uma terceira oficina para o ambiente da Escola Estadual Bairro Carvalho, onde o professor Maruí Friedrich e o assessor jurídico Manoel Felix conversaram com os alunos sobre o uso das redes sociais com responsabilidade.

As três atividades promovidas pela Coordenadoria fizeram parte de um rol de 61 oficinas que ocorrerem em Cachoeira do Sul dentro do Movimento Pela Paz Sepé Tiaraju, uma iniciativa do Ministério Público Estadual (MP/RS). A mobilização iniciou na última quinta-feira (17) e vai até o sábado (19), em diversos pontos da cidade e com o envolvimento de diferentes instituições e pessoas, com o objetivo de difundir a cultura da paz.

Oficina jogo baneville da Cipave orientou os estudantes nesta sexta-feira (18)