Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Painéis solares vão reduzir despesas de escola estadual de Vera Cruz

Sistema de Energia Solar Fotovoltaico foi viabilizado por meio do programa 'Escola Melhor, Sociedade Melhor'

Publicação:


Sartori lembrou que cerca de 700 escolas estaduais já foram reformadas e que até o fim deste ano deve chegar a mil instituições
Sartori lembrou que cerca de 700 escolas estaduais já foram reformadas e que até o fim deste ano deve chegar a mil instituições - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por Cassiane Osório/Secom, de Vera Cruz/ Edição: Sílvia Lago/Secom

Painéis solares que vão garantir o fornecimento de energia da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann, na localidade de Linha Progresso, no município de Vera Cruz, foram inaugurados nesta terça-feira (20). O Sistema de Energia Solar Fotovoltaico foi viabilizado por meio do programa 'Escola Melhor, Sociedade Melhor', da Secretaria da Educação (Seduc), financiado pela empresa Philip Morris Brasil. O governador José Ivo Sartori participou da cerimônia.

O programa permite que empresas e pessoas físicas contribuam com a rede escolar pública estadual, melhorando assim as estruturas das escolas e dando melhor qualidade de aprendizado aos alunos. Na Frederico Augusto Hannemann, foram instalados 25 módulos solares com capacidade de geração de 325 Watts, ou seja, 90% da energia consumida. O valor, investido pela Philip Morris, foi de R$ 40.738,00. A iniciativa vai beneficiar mais de 200 estudantes e a expectativa é tornar a instituição autossustentável na produção de energia.

“Quando a sociedade também assume uma escola, seja pessoa física ou jurídica, ela fica cada vez melhor para os alunos. Quando o ambiente escolar é bom, o aluno aprende mais facilmente”, ressaltou o governador ao parabenizar a Philip Morris Brasil por abraçar a causa.

O secretário da Educação, Ronald Krummenauer, ressaltou a importância dos apoios. "As parcerias do 'Escola Melhor, Sociedade Melhor' possibilitam melhorar a educação do Estado e fazer com que os alunos possam conhecer outras realidades", explicou.

Segundo o diretor de Operações da Philip Morris Brasil, Alejandro Okroglic, a iniciativa faz parte da plataforma de responsabilidade social que a empresa mantém junto aos fumicultores, em prol da educação, do meio ambiente e da cidadania. "Em nome dos 1,6 mil funcionários que a companhia tem no Rio Grande do Sul, é um enorme prazer estar aqui. Nosso compromisso é seguir no engajamento com a sociedade", afirmou.

Além da geração de energia, a Philip Morris também investiu na instalação de um laboratório de informática para promover noções de cidadania e o ensino de informática na rede pública de ensino.

Hoje, a conta de energia da escola custa aproximadamente R$ 900,00 mensais. Segundo a diretora da escola, Rosane Marli Petry, os painéis solares vão garantir economia de recursos para investir em outros itens necessários. "Agradeço a Philip Morris por abraçar a nossa escola. Ações como esta estimulam professores, funcionários, alunos e pais a investir cada vez mais na educação", salientou.

A Escola Frederico Augusto Hannemann é a segunda a receber a inovação na 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Em 2016, a Escola Estadual José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul, foi beneficiada com um equipamento para captação de energia solar. Em parceria com a empresa JTI - Indústria Fumageira, foram instalados 25 painéis de 315 Watts, com capacidade de geração média de 945 kW por mês, o que representa 80% da necessidade mensal de energia elétrica da instituição de ensino.

Como as escolas podem participar do programa

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do programa, clicando na opção 'SIM'. Após esse procedimento, a escola deve inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações: (51) 3288-4806 ou pelo link Escola Melhor.

Estiveram presentes o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff; o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura; e a coordenadora do 'Escola Melhor, Sociedade Melhor', Dinalva Barbosa Mendonça.

Sartori lembrou que o poder público sozinho não consegue fazer tudo, “mas, com parcerias, a gente avança mais depressa”. Ele também destacou que cerca de 700 escolas estaduais já foram reformadas e que até o fim deste ano deve chegar a mil instituições. “É a demonstração de que estamos no caminho certo”, afirmou o governador. A implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) em mais de 2,4 mil escolas da rede pública estadual também foi comemorada por Sartori.

Secretaria da Educação