Parceria entre a Seduc e empresas de Santa Cruz permitirá intercâmbio para estudantes da Rede Estadual

SEDUC/RS - Na tarde desta segunda-feira (24/04) o Secretário Luís Alcoba assinou o Termo de Cooperação com a empresa Herics - Esc. de idiomas, visando intercâmbio em Londres de alunos da rede estadual. Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Termo de cooperação para intercâmbio - Foto: Rodrigo Rodrigues/SEDUC
Por Roberto Witter

Um Termo de Cooperação firmado nesta segunda-feira (24/04) pela Secretaria Estadual de Educação e as empresas Herics Escola de Idiomas e Foco Empreendedor, de Santa Cruz do Sul, permitirá que alunos e professores das escolas estaduais da região dos Vales participem de um intercâmbio educacional em Londres, com duração de dez dias.

O projeto-piloto terá como público-alvo os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. Os três primeiros estudantes classificados terão o acompanhamento dos respectivos professores de Língua Inglesa. O intercâmbio ocorrerá em Hastings, na Inglaterra, entre os dias 15 e 29 de julho de 2017. Para viabilizar o projeto, a Foco Empreendedor buscará patrocinadores.

Os participantes serão avaliados por um comitê formado pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação e pelas empresas. O aluno que deseja participar da primeira fase da seleção não pode ter nenhuma ocorrência por indisciplina durante a vida escolar. Na segunda etapa, é exigida a frequência mínima de 80%, até 15 de abril. Uma prova de língua inglesa será aplicada na terceira fase da seleção. Na quarta etapa, é necessário que o estudante redija uma carta de intenções, contendo a assinatura dos pais e/ou responsáveis, acompanhada do parecer do orientador educacional da escola. A lista dos candidatos selecionados será conhecida no dia 9 de maio.

O projeto-piloto não envolve recursos públicos. À Secretaria de Educação cabe apenas a divulgação do projeto e a análise sobre a viabilidade da expansão da iniciativa para outras regiões do Estado.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo secretário estadual de Educação, Luís Alcoba, pela sócia-proprietária da Herics, Anelise Winterhalter, e pela presidente da Foco Empreendedor, Áurea Binz. O ato, que ocorreu em Porto Alegre, contou ainda com a presença do diretor-adjunto do Departamento Pedagógico, José Adilson Antunes, e do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho Moura.