Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Poncho Verde recebe 30 computadores por meio do Programa Escola Melhor

Ação beneficiou mais de 500 alunos do colégio localizado no Bairro Rubem Berta

Publicação:

Alunos da Escola Poncho Verde repassando as lições
Alunos da Escola Poncho Verde repassando as lições - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

O Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, da Secretaria Estadual de Educação, incentiva a parceria entre empresas ou pessoas físicas com escolas da rede estadual ensino. Até o momento, 573 instituições de ensino já aderiram ao programa, sendo 222 parcerias formadas e 84 parceiros físicos e jurídicos.

Ainda no mês de fevereiro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Poncho Verde, do Bairro Rubem Berta, com 570 alunos, na Zona Norte da Capital, recebeu 30 computadores e seis câmeras de segurança, além de materiais de trabalho para sala de aula, como cadeiras e cartolina por meio de doações de parceiros.

“Tivemos a oportunidade de oferecer atividades pedagógicas inseridas no meio digital para os nossos alunos”, explica a diretora da Poncho Verde, Daniela Naibert. Conforme a professora do 3° ano do ensino fundamental Fernanda Viega da Silva, as aulas de computação ocorrem uma vez por semana, sempre com a sequência de dois períodos. “ No início, nossa meta era mostrar as partes básicas do computador e fazê-los compreender como funciona. Agora estamos desenvolvendo atividades para estimular o aprendizado e aproximá-los da realidade”, afirma.

Facilidades para aprender

Marília Mendes, 14 anos e estudante do 7° ano, admite que passou a frequentar o colégio também no período inverso às aulas para consultas na internet. “O auxílio dos computadores é muito importante. Eu consegui melhorar muito minhas notas e passei a gostar de explorar mais os conteúdos”, destaca.

“Estamos muito contentes de poder ter acesso a essa tecnologia. Agora nós assistimos a vídeos educativos e interagimos bem mais”, relata Thainara Ribeiro, 14 anos, do 7° ano.

Escola de Santa Rosa ganha "cara nova" a partir de pintura

O programa também possibilitou com que a comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Motta, localizada no Centro de Santa Rosa, abraçasse o espaço educacional. Com a participação de pais e alunos, a instituição de ensino buscou parcerias com pessoas físicas e jurídicas disposta a atender algumas de suas demandas.

Segundo Tatiane Mattiazzi, vice-diretora da Escola, a iniciativa possibilitou a aquisição de tintas, que já deram cara nova para três salas de aula, além da entrada do educandário. Outras atividades - estas desempenhadas voluntariamente pelos pais - foram os cuidados com a jardinagem, a horta da escola, além da limpeza do pátio.

"Quanto maior o envolvimento e participação de todos, maior também será o comprometimento com a educação e o sentimento de pertencimento de cada indivíduo à comunidade educativa", enfatiza a titular da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Roseli Führ Schaefer.

Como a escola pode participar do Programa Escola Melhor, Sociedade Melhor?

A direção deve apresentar a ideia aos professores, pais e alunos, por meio do Conselho Escolar. Aprovada a proposta, a direção deve preencher o Termo de Adesão. Por fim, basta acessar o sistema ISE (na aba Escola Melhor) e manifestar interesse em participar do Programa, clicando na opção SIM. Após esse procedimento, a escola deverá inserir o Termo de Adesão e o Plano de Necessidades nos espaços indicados.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone  (51) 3288-4760 ou pelo link Escola Melhor

Secretaria da Educação