Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Professores indígenas recebem formação de Educação para o Trânsito

Publicação:

Primeiro dia de atividades contou com oficinas e utilização de diferentes recursos pedagógicos para trabalhar o tema
Primeiro dia de atividades contou com oficinas e utilização de diferentes recursos pedagógicos para trabalhar o tema - Foto: Thiago Rodrigues
Por Diego da Costa

A ampliação da segurança nas áreas próximas de estradas, é o objetivo da terceira etapa da formação de Educação para o Trânsito para professores de escolas indígenas, que acontece até sexta-feira (25), no Auditório Paulo Freire, do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

A iniciativa, que integra o Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes Bird), visa ampliar a segurança nas áreas próximas de estradas que passam por obras de revitalização. Nesta edição, foram contemplados educadores indígenas de oito instituições de ensino, das regiões de Palmeira da Missões e Carazinho que atenderão, em suas comunidades, mais de 800 alunos.

 A formação é promovida pelas Secretarias de Educação (Seduc) e de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e dos Departamentos, Estadual de Trânsito (Detran-RS) e Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS). 

Segundo a assessora do setor de Direitos Humanos da Seduc, Helena Martins, a formação busca trazer elementos pedagógicos que promovam uma adaptação, das comunidades indígenas, ao regramento da segurança no trânsito. “Isto é algo que ainda não faz parte do cotidiano destas comunidades, então aos poucos nós vamos agregando informações que possam auxiliar no trabalho de conscientização dos perigos das estradas”, explica.


De acordo com o professor Valdomir Farias, da Escola Cacique Syere, da região de Palmeira das Missões, esta é a primeira vez que recebe uma formação sobre trânsito. “Quero parabenizar o Estado por trabalhar e aperfeiçoar o tema com as nossas comunidades. As informações são muito valiosas para educar os nossos estudantes e impedir que ocorram acidentes”, destaca.


Dinâmica
No decorrer do curso serão abordados importantes aspectos sobre trânsito por meio de palestras, oficinas e utilização de diferentes recursos pedagógicos, como contos de histórias, jogos, músicas, vídeos e assessoramento dos planos de trabalho de cada professor presente.

Secretaria da Educação