Projeto Geekie começa a funcionar em Caxias do Sul

Plataforma digital de auxílio pedagógico inicia de forma experimental em 28 escolas da região da 4° CRE

Lançamento da plataforma Geekie ocorreu na tarde da última quarta-feira (19)
Lançamento da plataforma Geekie ocorreu na tarde da última quarta-feira (19) - Foto: 4° CRE/SEDUC

A Secretaria Estadual de Educação, por meio da 4° Coordenadoria Regional de Educação, em parceria com a Rio Grande Energia (RGE), lançou na noite da última quarta-feira (19), nas dependências do Teatro da Universidade de Caxias do Sul, o uso das plataformas digitais Geekie.  A iniciativa que irá beneficiar 28 escolas do município em projeto experimental foi anunciada no “Seminário Regional: Reflexões sobre Ferramentas Metodológicas Colaborativas para Potencializar Aprendizagens”.

De forma didática, enquanto o aluno recebe conteúdo tratado especialmente para suas necessidades e no melhor formato para ele aprender, o professor acompanha todo o processo em tempo real. O site emite diagnósticos personalizados com o estágio e as dificuldades de cada um, permitindo que o professor foque seu tempo em ajudar cada estudante individualmente.

A intenção é oferecer ferramentas digitais que se adequem às necessidades individuais, potencializando o aprendizado de todos. As habilidades de cada estudante, assim como suas dificuldades são levadas em conta para que haja incentivo e evolução constantes. Apoiados pela Fundação Lemann, os produtos oferecidos são o Geekie Games e o Geekie Lab.

O projeto tem duração prevista de 20 meses e compreende planejamento, cadastro de estudantes, professores/gestores, formação inicial e continuada. Neste período, haverá disponibilização das ferramentas da Geekie para todos os envolvidos nos processos de aprendizagem nos 2º e 3º anos do Ensino Médio.

De acordo com o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, a inserção do mundo digital para dentro da sala de aula é uma oportunidade preciosa na busca pela qualidade de ensino. “ Quero agradecer à RGE e à Geekie, por esta chance que está sendo oferecida aos alunos da rede estadual. Parcerias como esta são fundamentais para melhoria do padrão da educação do Estado”, explica.

A coordenadora da 4° CRE, Janice Moraes, destaca a importância da tecnologia para o aprendizado. “É uma iniciativa importante, precisamos proporcionar aos nossos alunos os melhores meios para se desenvolverem, e a tecnologia é uma grande aliada neste momento”.

Formação de profissionais

A formação oferecida pela Geekie, que teve sua primeira edição realizada no último dia 13 de julho, ainda se estenderá pelos dias quatro, sete e oito de agosto. A partir do oitavo mês do ano, o uso da plataforma estará disponível para utilização dos alunos.