Projeto realizado por colégio de Santo Ângelo está entre os melhores do país
Publicação:

A turma do 3º ano do Ensino Médio Politécnico do Colégio Estadual Pedro II, de Santo Ângelo, está realizando o projeto interdisciplinar Conexão Delta. A atividade trata-se de um estudo sobre o Arroio Itaquarinchim, que é o principal afluente do município, a partir de aulas práticas e experimentos no laboratório de Ciências.
As atividades acontecem desde o início do ano letivo e o projeto concorre à 3ª edição do prêmio Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e Unesco.
Recentemente, o trabalho foi selecionado para a segunda etapa da premiação, ficando entre os cinco melhores da região Sul e os 25 mais destacados do Brasil. Como prêmio, a escola já recebeu um notebook.
O projeto é coordenado pela professora Gracieli Dall Ostro Persich, que é mestranda em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e também conta com a colaboração de docentes das disciplinas de Biologia, História, Geografia e Seminário Integrado.
A PESQUISA
Os estudantes saem a campo para analisar a presença de seres vivos bioindicadores, o que pode auxiliar na identificação da qualidade das águas. Além disso, o conteúdo é trabalhado em sala de aula com o registro dos dados coletados, edição de mapas e planilhas, publicação de fotografias e informações sobre o arroio Itaquarinchim na internet.
Os experimentos de laboratório seguem protocolo elaborado por biólogos, matemáticos, pedagogos e químicos da UFSM. ?Os alunos têm a oportunidade de realizar iniciação científica e pesquisas interdisciplinares a partir do estudo da sua própria realidade. Assim, eles se envolvem com muito entusiasmo porque percebem que os conteúdos dos livros têm aplicabilidade em situações do cotidiano?, afirmou a professora Gracieli.