Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Quadra coberta é oficialmente entregue na escola Ijuizinho

Espaço era antigo sonho da comunidade escolar

Publicação:

Solenidade de inauguração reuniu autoridades locais
Solenidade de inauguração reuniu autoridades locais - Foto: 36ª CRE/Seduc
Por 36ª CRE

Na noite de sexta-feira (15), em meio a sua tradicional Festa Junina, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí (o Ijuizinho) foi palco da solenidade de entrega oficial da quadra coberta. O ato contou com a presença de lideranças políticas e do titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cláudio da Cruz de Souza.

De acordo com a diretora Rosane Marchioro, a obra vinha sendo realizada desde janeiro, e o projeto já era sonhado havia pelo menos 10 anos. “Tenho prazer em colher os frutos desta luta, que não é só minha, mas de todos os diretores que me antecederam”, afirmou. A obra teve o custo de R$ 700 mil e o recurso parte do Tesouro do Estado, conforme explicou o coordenador.

Segundo a diretora, como a escola não tinha espaço adequado para a prática de esportes, alunos e professores ocupavam a área cedida pela Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, o Ruizão. “Temos vários troféus e medalhas de participação em eventos. Por isso essa quadra representa tanto para nosso esporte e para nossa educação”, afirmou, lembrando que a quadra também deve ser ocupada para outros eventos, já que, até então, era necessário ocupar a área restrita do pátio ou alugar outro espaço.

Com esta conquista, a comunidade escolar buscará, agora, o fechamento da quadra e uma área para teatro. E a ampliação da área das salas de aula, para instalação dos laboratórios de Ciências e Artes. Hoje, a Ijuizinho conta com 302 alunos.

A escola é uma das mais de 700 da rede estadual que passam por reformas atualmente. Com recursos provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e do Tesouro do Estado, o investimento em 2018, que também inclui a construção de oito novos estabelecimentos de ensino indígenas, contabiliza R$ 102 milhões.

Secretaria da Educação