Referencial Curricular Gaúcho é sistematizado após últimas contribuições

Secretário Ronald Krummenauer salientou que o novo currículo é um marco para a educação do Rio Grande do Sul - Foto: Diego da Costa

Os integrantes da coordenação estadual de currículo para implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sistematizaram, na última quinta-feira (8), a versão final do Referencial Curricular Gaúcho. O documento, de 1.200 páginas, havia sido devolvido pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd), e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no RS (Uncme-RS), com o objetivo de agregar contribuições de Universidades e demais instituições de ensino. A redação final da nova diretriz das escolas gaúchas será reenviada novamente para os órgãos deliberativos e a homologação do novo currículo, que entra em vigor a partir de 2019, irá ocorrer até o final do mês dezembro.

Durante os trabalhos, que ocorreram na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, esteve presente e agradeceu aos profissionais e às entidades envolvidas pelo empenho na concretização do Referencial Curricular Gaúcho. Ele salienta ainda que o novo currículo é um marco para a educação do Rio Grande do Sul. “ Eu fico muito feliz de ter estado à frente da Secretaria durante este período e ter contribuído para o desenvolvimento desta política pública que irá modernizar o currículo e atender melhor os estudantes”, destaca.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando onde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos

Referencial Curricular Gaúcho

Para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria, via Departamento Pedagógico, busca junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. Com previsão de consolidação ainda em 2018 e implantação em 2019, o novo projeto visa a agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, a ideia é de que estas mudanças ocorram na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.