Reformas em escolas: complexo esportivo da Sílvio Sanson é restaurado

O prédio fica à disposição da comunidade duas noites por semana e é sede de torneios municipais de futsal e eventos culturais - Foto: Agência Preview

São Valentim do Sul

Desde outubro de 2016, os 2,4 mil habitantes de São Valentim do Sul, na região da Serra, têm à disposição um ginásio reformado. O complexo esportivo fica na Escola Estadual de Ensino Médio Sílvio Sanson, mas não atende exclusivamente aos 170 alunos matriculados no estabelecimento de ensino. O prédio fica à disposição da comunidade duas noites por semana e é sede de torneios municipais de futsal e eventos culturais.

Além dos estudantes da Rede Estadual, a escola abriga também 70 alunos da Rede Municipal, divididos em quatro turmas. Em troca, a prefeitura é parceira na conservação da edificação, erguida em 1996.

“Não há sentido a prefeitura construir um novo prédio, se temos salas que comportam os estudantes da Rede Municipal”, afirma Marlete Gehlen, vice-diretora da escola, que enfatiza: “É uma parceria que tem dado muito certo”.

O ginásio é o único do município e também foi erguido há 21 anos. Duas décadas depois, as goteiras haviam proliferado e proporcionavam risco aos alunos em dias de chuva. A situação foi resolvida em outubro do ano passado, com a conclusão de uma reforma completa no telhado, que incluiu isolamento térmico. O piso da quadra ganhou nova pintura, o vestiário foi todo remodelado e a rede elétrica foi refeita.

“As traves foram substituídas com dinheiro da autonomia financeira – dinheiro depositado mensalmente pelo Estado na conta das escolas e gerido pelas direções – e a prefeitura providenciou a troca da rede de proteção lateral. A rede antiga foi reparada e colocamos no teto, para proteger as lâmpadas”, conta Marlete.

Novo muro e equipamentos

Além da reforma no ginásio, um muro foi construído no entorno do prédio. A conclusão da obra também ocorreu em outubro de 2016. Juntas, as duas intervenções custaram R$ 940 mil.

Também no final do ano passado chegaram à escola um projetor e 40 poltronas para a sala de vídeo. Outros dois armários e cadeiras foram recebidos e utilizados na área administrativa. Os mobiliários e equipamentos foram todos comprados com recursos da Consulta Popular.

Salas de aula da possuem ar condicionado e projetor

Todas as salas de aula da escola possuem aparelhos de ar-condicionado e projetores. Os equipamentos foram adquiridos com recursos da autonomia financeira e da Consulta Popular.

A vice-diretora conta que os pequenos reparos no prédio são feitos pelo próprio diretor, Arcelino Fardo, que por vezes conta com a ajuda dela. É esta a receita para a economia dos recursos depositados pela Secretaria da Educação.

Investimentos em todo o Estado

Em todo o Estado, 400 prédios escolares estão com obras em andamento ou recentemente concluídas, em um investimento de R$ 97 milhões.

Outros R$ 35 milhões foram aplicados na compra de 80 mil conjuntos de mesas e cadeiras para alunos e professores, além de mobiliários e equipamentos para salas de aula, áreas administrativas e cozinhas. Do montante, R$ 20 mil advêm de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outros R$ 15 milhões são oriundos da Consulta Popular.

Em junho deste ano, mais 301 escolas foram habilitadas a receber recursos a serem aplicados em melhorias na infraestrutura, para melhor atender aos alunos da rede de ensino do Rio Grande do Sul. Serão R$ 40,7 milhões em investimentos para reformas e pequenas ampliações, com a renovação de empréstimo regulamentado com o Bird.

A Escola Sílvio Sanson

• 170 alunos da Rede Estadual;
  • 70 alunos da Rede Municipal, que estudam em quatro salas de aula cedidas pelo Estado;
  • R$ 940 mil aplicados para reformar o telhado, vestiários, piso e rede elétrica do ginásio, além da construção de um muro;
  • Todas as salas de aula possuem ar-condicionado e projetores;
  • Os alunos venceram três vezes consecutivas a etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), e uma vez a etapa estadual, na modalidade Futsal.