Seduc debate mudanças na abordagem pedagógica do Ensino Médio

Encontro realizado nesta quarta-feira (18) no Espaço de Eventos Luiz Quartieri Filho promoveu atividades intersetoriais

Seduc propôs na manhã desta quarta-feira (18) atividades intersetoriais visando maior aproximação entre professores e alunos - Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Grupo de Trabalho do Novo Ensino Médio, propôs na manhã desta quarta-feira (18), no Espaço de Eventos Luiz Quartieri Filho, uma série de atividades intersetoriais para a reflexão de uma mudança efetiva na abordagem da proposta pedagógica com os estudantes.

Independentemente das mudanças que irão ocorrer no Ensino Médio, conforme o secretário Ronald Krummenauer, é necessário antes de qualquer coisa propor uma nova relação entre alunos e professores que vá além da questão do conteúdo. De acordo com ele, é essencial que essa aproximação pessoal do educador com o jovem seja o grande diferencial desta nova abordagem que deve ser desenvolvida.

“Quando perguntados para os alunos sobre quais eram os comportamentos fundamentais de um professor em sala de aula, as respostas se encontravam sempre em três aspectos: paixão pela profissão, a não desistência dos professores com aqueles alunos que têm mais dificuldade e a cobrança adequada pelos resultados. Então, estes me parecem ser os fatores determinantes para o desenvolvimento desta mudança”, explica, referendo-se à pesquisa "Repensar o Ensino Médio", do Movimento Todos Pela Educação.

Segundo a secretária adjunta de Educação, Iara Wortmann, o Novo Ensino Médio é uma oportunidade para reafirmar o compromisso dos professores com os desafios do futuro da educação. “Este é um grande momento de ofereceremos uma qualidade diferenciada para os nossos alunos. A construção do Novo Ensino Médio passa fundamentalmente pela reestruturação da nossa relação com os estudantes e temos certeza de que estamos prontos para avançar neste sentido”, destaca.

Entre as atividades propostas durante o encontro foi exibido trecho do documentário "Nunca Me Sonharam", do Instituto Unibanco, em que alunos expõem suas dificuldades e necessidades diante da sua situação atual na educação do Brasil. "É feito a partir de diálogos de jovens do Ensino Médio de escolas públicas, contando a sua visão do ambiente escolar e o quanto isso afeta no seu presente e no seu futuro", afirma a assessora do Ensino Médio da Seduc, Adriana Schneider.

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa, o novo modelo do Ensino Médio propõe desafios que necessitam do envolvimento de todos os setores da Seduc. De acordo com ela, o Grupo de Trabalho do Novo Ensino Médio tem se dedicado a estabelecer parâmetros cada vez mais criteriosos nos métodos pedagógicos de ensino e atendimento ao aluno. “Este é um dia muito importante, pois estamos debatendo este grandioso projeto que irá modificar de forma estrutural a relação do professor com o aluno. Este novo olhar de maior cumplicidade entre as partes é que fará toda a diferença, independentemente da matriz curricular”, salienta.

Grupo de Trabalho do Novo Ensino Médio

Ainda compõem a coordenação do Grupo de Trabalho do Novo Ensino Médio o diretor de Recursos Humanos, José Adilson Santos Antunes; a chefe de gabinete do Departamento Pedagógico, Raquel Padilha da Silva; e a diretora pedagógica da SUEPRO, Ana Rita Berti Bagestan.