Seduc inicia “Seminário das Escolas Estaduais de Curso Normal no RS”

Evento que segue até quinta-feira (17) debate Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Cerimônia de abertura do "Seminário das Escolas Estaduais de Curso Normal no RS" ocorreu na manhã desta quarta-feira (16) - Foto: Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), a abertura do “Seminário das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul”. O evento, que segue até quinta (17), no Auditório da Caixa Econômica Federal, na Rua Sete de Setembro, no Centro da Capital, tem o intuito de propor uma reflexão sobre as perspectivas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, diante da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, o Estado conta com 100 escolas que oferecem a modalidade de ensino e cerca de 11 mil alunos.

A secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, afirma que o Curso Normal exerce um papel fundamental na formação dos novos educadores. “A educação se faz no cotidiano das escolas. Nada é mais simbólico do que a relação entre aluno e professor na sala de aula. Eu quero dizer que eu também sou uma ‘normalista’, no sentido pedagógico, e acredito no Curso Normal”, destaca.

Conforme a representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Joice Gassen, a entidade é parceira para a realização de melhorias na educação. “ Sempre dizemos que é no município que as coisas acontecem. Este é um momento de grande reflexão e nós, da Undime, somos parceiros para promover melhorias de forma conjunta”, analisa.

Segundo a conselheira Neuza Terezinha Machado Salaberry, do Conselho Estadual de Educação, o Seminário é uma oportunidade de incentivar os jovens professores a realizarem o Curso Normal. “Tudo começa lá na base, com os pequenos. Por isso, esta formação é tão importante”, afirma.

A abertura do evento ainda contou com a presença do superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, André Luiz Viana Noronha,  da coordenadora da Educação Básica da Seduc e responsável pelo andamento dos trabalhos do Seminário, Claudia Gewehr Pinheiro,  e do coral Carlos Bina/Sogil, de Gravataí, que entoou canções populares ao final do encontro.

Confira o vídeo com o coral Carlos Bina/Sogil

00:00:00/00:00:00

coral

Coral Carlos Bina/Sogil, de Gravataí Crédito: Seduc RS

Confira a programação do evento nesta quinta-feira (17)

DIA 17/05/2018 – QUINTA-FEIRA

MANHÃ

8h30min:Credenciamento.

9h: Painel nº 3:    Projeto “Territorialidades Negras”

Painelista: Prof. Ms. Adriana Santos - Secretaria de Estado da Educação do RS

11h: Esclarecimento de dúvidas.

12h: Intervalo para almoço

TARDE

13h30min:Credenciamento.

13h40min: Explanação sobre o papel da escola nos programas sociais: “O que é o Cadastro Único? ”.

Prof. Caren Conceição da Silva Fortunato, da Secretaria de Estado da Educação do RS

14h05min: Painel nº 4: “Ressignificando o papel dos atores que trabalham a formação do aluno/professor”

Painelista: Prof. Dra. Margareth Fadanelli Simionato, da AESUFOPE/RS

15h: Esclarecimento de dúvidas