Seduc realiza formação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)

Encontro com os representantes das Coordenadorias Regionais de Educação ocorreu nesta quarta-feira (14)

No Rio Grande do Sul, mais de 900 mil alunos são contemplados com o Pnae
No Rio Grande do Sul, mais de 900 mil alunos são contemplados com o Pnae - Foto: Ariana Kretzmann

A Secretaria Estadual de Educação, por meio de sua Assessoria de Alimentação Escolar e Nutrição, realizou, na manhã desta quarta-feira (14), uma formação com os respectivos representantes que tratam do tema nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O encontro, ocorrido no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), teve o objetivo de padronizar as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para 2018, no Rio Grande do Sul. Foram debatidos, entre outros assuntos, o cardápio escolar, a legislação que rege o Pnae, os esclarecimentos sobre a prestação de contas, e o plano de trabalho que será executado no decorrer do ano.

De acordo com a responsável técnica da Assessoria de Alimentação Escolar e Nutrição da Seduc, Luana Petrini, o evento teve o intuito de repassar as informações para as CREs, para o bom andamento dos trabalhos. “Este é um momento de esclarecimento de dúvidas para a padronização dos serviços ofertados à comunidade escolar”, explica.

Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O Programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público.

No Rio Grande do Sul, mais de 900 mil alunos são contemplados com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). São repassados mais de R$ 6 milhões do Governo Federal e mais de R$ 1 milhão do Governo Estadual para manutenção do benefício.