Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc recebe segunda etapa do Encontro de Formação Continuada de Educação Especial

Encontro teve duração de oito horas e aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff)

Publicação:

Evento foi ministrado pela assessora em Educação Especial Maristela Deos
Evento foi ministrado pela assessora em Educação Especial Maristela Deos - Foto: Tayná Schultz
Por TAYNÁ SCHULTZ

A Secretaria de Educação do Estado recebeu a segunda etapa do Encontro de Formação Continuada de Educação Especial pelo programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O evento ocorreu nesta quarta-feira (22), no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), e foi destinado a todos os assessores que atuam na Educação Especial das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) do Estado.

O encontro tem como objetivo fazer o acompanhamento das ações que envolvem a inclusão de alunos com deficiência nas escolas da rede pública estadual, e avaliar o trabalho do atendimento educacional especializado.

A Educação Especial é um projeto da Seduc que tem como propósito a inclusão de alunos  com deficiência dentro e fora das escolas.

O trabalho é ofertado nas salas de recurso das escolas, para que possa se qualificar cada vez mais as ações que envolvem o processo de escolarização dos alunos considerados público-alvo da educação especial.

As salas de recurso são espaços organizados para apoio dos alunos com deficiência, realizados por professores especialistas na área de educação especial, no qual o atendimento é realizado no turno inverso do aluno matriculado no ensino regular.

Os atendimentos buscam estratégias, recursos e metodologias para o aluno avançar no processo de ensino-aprendizado.

A assessora de Educação Especial do Departamento Pedagógico da Seduc, Marcia Garcia, destaca a importância do processo de formação dos assessores em educação especial para a formação dos jovens com deficiência. “Buscamos qualificar o atendimento de educação especial para que se promova acesso, permanência e avanço desses alunos matriculados na rede pública estadual”, finalizou.

Secretaria da Educação